Offline
Cerimônia de entrega do Selo Verde premia organizações sustentáveis em Cruz Alta
EDUCAÇÃO
Publicado em 07/06/2024

Na noite da última quarta-feira, 5 de junho, a Casa de Cultura Justino Martins foi palco da cerimônia de entrega do Selo Verde - Organização Sustentável. O evento, promovido pela Cooperativa de Trabalho União das Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis de Cruz Alta (Unicca) e apoiado pela Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Movimento Nacional dos Catadores Recicláveis, ACI Cruz Alta, Programa Destineaqui, Comdema, Frecata e Associação Nacional dos Catadores (ANCAT), reconheceu 26 organizações parceiras por suas práticas ambientais.

A cerimônia contou com a presença da Prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, do Presidente da Câmara de Vereadores, Zeca Amaral, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Rogério Coradini de Oliveira, do Secretário de Cidadania, Joca Bonaldi, do Secretário de Desenvolvimento Social, Delmar Fonseca, da Diretora de Núcleos Setoriais da ACI Cruz Alta, Paula Zago, da Presidente da Cooperativa UNICCA, Lidiane Jaques, do representante do CONDEMA, Tenente Hockmuller, e do representante do Movimento Nacional dos Catadores, Alexandro Cardoso.

Durante o evento, 26 organizações que destinam adequadamente seus resíduos recicláveis para a cooperativa receberam o Selo Verde - Organização Sustentável. Vinte e duas dessas organizações foram premiadas pela segunda vez, enquanto quatro receberam o selo pela primeira vez.

A entrega dos certificados foi realizada pelos catadores cooperados da Unicca como parte das celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Cláudio Chassot, engenheiro agrônomo e coordenador de centrais do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (INPEV/RS) - Sistema Campo Limpo, ministrou uma palestra sobre logística reversa e economia circular.

A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto destacou a importância do envolvimento empresarial na destinação adequada de resíduos e no apoio à geração de renda para os catadores. "Esperamos ver mais empresários se engajando na destinação adequada de resíduos recicláveis para a cooperativa, impulsionando a economia circular e gerando renda para os catadores, o que contribui ainda mais para a economia do nosso município", afirmou.

Lidiane Jaques, Presidente da UNICCA, ressaltou que o selo reconhece as organizações com consciência ambiental e social, agradecendo o apoio das empresas, entidades parceiras, Prefeitura e comunidade em geral. "Agradecemos imensamente as empresas e entidades parceiras, à Prefeitura, e à comunidade em geral que separa e destina seus resíduos para a coleta seletiva solidária", comentou.

Organizações como o Quartel 29° GAC, Bernardi Materiais de Construção, Casa dos Parafusos, Coimpel Agrícola LTDA, Comercial Daronco, Condomínio Pinheiros, Cotripal, Edifício Tibicuera, Empório 610, Escola Maria Bandarra Westphalen, Escola Toribio Verissimo, Hospital São Vicente de Paulo, ICL – América do Sul S/A, Rotary Ana Terra, Simbiose Agro, Sobrado Bar e Sushi, Solar Cell, Unicruz, MultiBarato, Yara Fertilizantes e Fabiana Silveira Netto Jorge receberam o selo pela segunda vez. A Câmara Municipal de Vereadores, 9ª Coordenadoria Estadual de Saúde, La Cruz Empório y Parrilla e Suco Três Coqueiros foram premiadas pela primeira vez. As empresas e entidades que não puderam comparecer à cerimônia receberão o certificado nos próximos dias.

O evento também arrecadou alimentos não perecíveis, roupas de cama, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza e água mineral, destinados às famílias dos catadores afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Sobre o Selo Verde

O Selo Verde é uma certificação que identifica e reconhece organizações comprometidas com a preservação do meio ambiente e a redução de seu impacto ambiental. O selo simboliza a união de esforços para a construção de um planeta mais sustentável, representando a economia circular e a capacidade de transformação e renovação das práticas ambientais.

Com informações: Jornalista Fernando Kopper

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!