O Rio Grande do Sul comemora mais uma vez a presença de suas instituições de ensino superior entre as melhores do mundo, de acordo com o QS World University Ranking 2025, divulgado nesta terça-feira (4) pela Quacquarelli Symonds (QS), uma das principais analistas globais de Ensino Superior.
A lista, que inclui 1,5 mil universidades, destaca quatro instituições gaúchas: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Todas elas já haviam sido reconhecidas nos rankings internacionais de 2024, 2023 e 2022.
Mais uma vez, a UFRGS se destaca entre as gaúchas, ocupando a faixa de posição 691-700. Esse desempenho a coloca como a 32ª na América Latina e a oitava no Brasil, entre as 35 instituições brasileiras classificadas no ranking. No ano anterior, a UFRGS já havia alcançado a mesma faixa de posição mundial, mas ocupava o 36º lugar na América Latina e o sétimo no Brasil.
As demais universidades gaúchas, PUCRS, UFPel e UFSM, estão no grupo das posições 1.201-1.400. A QS elabora rankings com base em diversos indicadores de qualidade. O ano do ranking, neste caso, é relativo a 2025, servindo como referência para os alunos que buscam onde estudar no ano seguinte.
Esta é a quarta edição do levantamento realizado pela empresa britânica. Mais uma vez, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou a primeira posição entre as 35 instituições brasileiras, além de alcançar o segundo lugar entre as 194 universidades latino-americanas ranqueadas. No ranking geral, a USP garantiu a 92ª colocação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper