Nesta terça-feira, uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) foi conduzida em Palmares do Sul, investigando o desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes no estado. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS) apreendeu donativos provenientes de várias entidades estaduais, que, segundo denúncias, estavam sendo utilizados para a troca de votos.
As denúncias iniciais, repassadas à Promotoria de Justiça de Palmares do Sul, indicam que os investigados usaram suas posições de poder para desviar donativos para suas residências e oferecer em troca de votos para pelo menos um dos três suspeitos nas eleições deste ano.
“Não descartamos e estamos apurando a participação de mais envolvidos nesse desvio. Isso porque são vários os relatos da população que mencionam diversos vereadores se aproveitando dessa tragédia para benefício próprio e eleitoral”, afirmou o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela operação.
Além de Palmares do Sul, o MPRS também conduziu investigações relacionadas a desvios de donativos em outras cidades, incluindo Barra do Ribeiro, Cachoeirinha e Eldorado do Sul, durante o mês de maio.
As ações visam combater a corrupção e garantir que os recursos destinados às vítimas das enchentes sejam devidamente aplicados, sem interferência de interesses políticos ou pessoais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper