O aguardado processo de licitação para a concessão da Estação Férrea de Cruz Alta já tem data marcada. No próximo dia 03 de julho, será aberta a concorrência que definirá a empresa privada responsável por transformar o histórico local em um Complexo Gastronômico de Lazer e Desenvolvimento da Economia Criativa.
O projeto tem como objetivo revitalizar a estação, recuperando suas dimensões estéticas e históricas, e devolver ao ambiente ferroviário as lembranças que marcaram sua origem. A empresa vencedora da licitação terá a responsabilidade de realizar todas as obras de revitalização do espaço, podendo explorá-lo para fins gastronômicos, históricos e culturais.
A iniciativa de concessão começou em 2022, quando a Prefeitura de Cruz Alta protocolou junto ao Ministério da Infraestrutura e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a solicitação para o termo de cessão de uso gratuito do prédio da Estação Ferroviária. Em 2023, foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de cessão de direito real de uso gratuito do imóvel, concedendo ao município de Cruz Alta a gestão do espaço por um período de 20 anos. Após o término do período de concessão com a iniciativa privada, todas as obras, construções e benfeitorias realizadas no local retornarão ao município, garantindo que os investimentos feitos em benefício da comunidade permaneçam como legado para as futuras gerações.
Os responsáveis pelo projeto, Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, Secretária de Obras e Planejamento Bárbara Nogueira e o Procurador-Geral Vitor Giacomini, estiveram reunidos na manhã de hoje, 24. A expectativa é que, com a implantação do Complexo Gastronômico de Lazer e Desenvolvimento da Economia Criativa, Cruz Alta se fortaleça como um polo turístico e cultural, atraindo visitantes e promovendo a economia local.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper