Diante da situação crítica vivenciada pelo Rio Grande do Sul nas últimas semanas devido às enchentes que devastaram o estado, o Ministério da Educação (MEC) está considerando estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os estudantes gaúchos.
As inscrições para a prova, que estão programadas para ocorrer de 27 de maio a 7 de junho, podem ter seus prazos alterados para garantir que os alunos afetados pelas adversidades recentes não sejam prejudicados. O ministro da Educação, Camilo Santana, manifestou-se sobre o assunto por meio das redes sociais, assegurando aos estudantes gaúchos que medidas estão sendo estudadas para que todos possam participar do Enem sem contratempos.
Em sua publicação, o ministro afirmou: "Quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, traremos novas informações".
As inscrições para o Enem devem ser realizadas por meio do site oficial do exame, com a taxa de inscrição no valor de R$ 85, a ser paga até o dia 12 de junho. Além disso, solicitações para tratamento por nome social e atendimento especializado devem ser apresentadas até o dia 7 de junho. Os estudantes devem ficar atentos às atualizações nos canais oficiais do MEC para informações sobre possíveis mudanças nos prazos e outras orientações relacionadas ao Enem.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper