A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta promoveu uma formação pedagógica em Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados, reconhecendo a importância desta disciplina para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos alunos, especialmente para aqueles com necessidades especiais ou deficiências físicas.
Ministrada pelo especialista em Educação Física inclusiva, professor Marcio Dias Velásquez, a formação abordou temas como a reorganização e a relevância da Educação Física no contexto da inclusão e adaptação em sala de aula e no ambiente escolar.
O evento ocorreu durante o turno da manhã no Instituto Prof. Annes Dias e, à tarde, na Escola Frederico Baiocchi. Cerca de 30 professores da rede municipal e estadual de ensino participaram das atividades, que incluíram tanto aspectos teóricos quanto práticos de esportes adaptados, realizados nas Quadras Poliesportivas.
Durante a formação, os educadores foram incentivados a compreender melhor as necessidades individuais dos alunos e a adaptar suas práticas pedagógicas para garantir uma experiência inclusiva para todos. Segundo Fernando Trentini, coordenador Pedagógico da SME, tornar a disciplina de Educação Física inclusiva vai além de permitir que alunos com deficiências participem das aulas. "Trata-se de criar um ambiente onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham oportunidades iguais de participação. A Educação Física inclusiva promove a aceitação da diversidade e o respeito mútuo entre os alunos", comentou Trentini.
Com informações: Fernando Kopper