Na sequência dos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul durante a noite de quarta-feira (20/3) e madrugada de quinta-feira (21/3), o governo do estado retomou, na quinta-feira, a divulgação regular da situação do fornecimento de água, energia elétrica e telefonia em todo o estado.
Atualizações estão sendo fornecidas três vezes ao dia, nos horários de 9h, 14h e 18h, com informações precisas sobre o abastecimento de energia elétrica e água, bem como o status das conexões de telefonia e internet. Esses relatórios abrangem dados fornecidos pelas concessionárias RGE Sul, CEEE Equatorial e Corsan, além das operadoras Tim, Vivo e Claro.
Os dados são compilados pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, que desempenha um papel crucial na intermediação com as concessionárias para garantir a rápida retomada dos serviços, priorizando os essenciais. A divulgação dos boletins será mantida até que todos os serviços estejam totalmente restabelecidos.
Os números dos boletins de sexta-feira (22/3) ilustram a persistência dos problemas causados pelos temporais:
14h:
- CEEE Equatorial: 190.248 pontos sem energia elétrica (9,83% dos clientes)
- RGE Sul: 45 mil pontos sem energia elétrica (1,4% dos clientes)
- Corsan: 17.429 economias desabastecidas (1% dos clientes)
- Tim: 9 municípios sem serviços de telefonia e internet
- Vivo: 24 municípios com instabilidade nos serviços de telefonia e internet
- Claro: 6 municípios sem serviços de telefonia e internet
9h:
- CEEE Equatorial: 225.211 pontos sem energia elétrica (11,64% dos clientes)
- RGE Sul: 61 mil pontos sem energia elétrica (1,8% dos clientes)
- Corsan: 21.929 economias desabastecidas (1% dos clientes)
- Tim: 28 municípios sem serviços de telefonia e internet
- Vivo: 47 municípios com instabilidade nos serviços de telefonia e internet
- Claro: 10 municípios sem serviços de telefonia e internet
As atualizações anteriores dos dias 21/3 e 22/3 também indicam a extensão dos danos e esforços contínuos para restaurar os serviços afetados pelos temporais. O governo continua monitorando de perto a situação e trabalhando para resolver os problemas o mais rápido possível.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: ASCOM Governo RS