Offline
Academia Ibirubense de Letras: Um legado cultural inspirador sob o olhar de Jorge Gonçalves Ferreira
06/03/2024 17:04 em EDUCAÇÃO

Na tarde da última quarta-feira, 6 de março, o jornalista Fernando Kopper, conhecido por seu engajamento cultural, esteve na Biblioteca Pública de Ibirubá para uma entrevista exclusiva com o bibliotecário e presidente da Academia Ibirubense de Letras, Jorge Gonçalves Ferreira. Além de diretor da biblioteca, Justino Guimarães Neto é também um escritor, documentarista e figura de destaque na região do Alto Jacuí.

Durante a conversa, temas relevantes surgiram, mas um dos focos principais foi a criação e o desenvolvimento da Academia Ibirubense de Letras. Jorge, à frente da coordenação da biblioteca desde 2012, compartilhou insights sobre a fundação da academia e seus avanços significativos na promoção da educação e da cultura em Ibirubá.

A história da Academia começou a ser escrita a partir das conversas entre Jorge e a professora Julieta Wink Perussato, psicopedagoga e co-fundadora da Academia Cruz-Altense de Letras, que infelizmente faleceu em 2021 devido à COVID-19. Ambos, aprovados em concurso público em 2011, expressaram desde o início o desejo de disseminar a paixão pela leitura e escrita.

Jorge destaca: "O processo de fundação da Academia Ibirubense de Letras nasceu a partir de conversas sobre a importância do livro e do incentivo à leitura na Rede Municipal de Educação de Ibirubá, entre mim e a professora e psicopedagoga Julieta Wink Perussato. Nós dois, ambos aprovados em concurso público realizado pela prefeitura de Ibirubá em 2011, onde tomamos posse dos cargos de bibliotecário e psicopedagoga, respectivamente em 2012. Em comum tínhamos o desejo de disseminar nossos gostos pela leitura e pela escrita, onde já tínhamos publicações de texto em jornais, revistas e coletâneas, que ao compartilharmos e debatidos, nos levaram à ideia de fundar uma Academia de Letras."

Os passos para a criação da Academia foram dados conforme Jorge dialogava com apoiadores, incluindo os gestores da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, professora Jussara Rodrigues de Andrade e professor Henrique Antônio Hentges, e profissionais da comunicação como Magda D'Amico Teixeira Pimentel e o próprio Fernando Kopper.

O ápice desse esforço coletivo ocorreu em 26 de julho de 2022, na Biblioteca Municipal Justino Guimarães Neto, onde diversos escritores se reuniram para a formalização da Academia Ibirubense de Letras. Jorge presidiu a assembleia, e Fernando Kopper fez a leitura da ATA, culminando na aprovação unânime dos presentes.

A Diretoria, eleita para um mandato de dois anos, reflete a diversidade e competência dos envolvidos: Jorge Gonçalves Ferreira como presidente, Henrique Antônio Hentges como vice-presidente, Fernando Kopper como diretor administrativo, José Luiz Dorsdt como diretor jurídico, Magda D'Amico Teixeira Pimentel como diretora financeira e Andrei Maciel como diretor de comunicação. O Conselho Fiscal, composto por Roberto Aurélio dos Santos (presidente), João Vitor Sand Theisen, Marcos Tomás Nogueira, Cláudia Willrich Klein, Elói Edmundo Franz e Patrícia da Silva de Farias, também foi eleito na mesma ocasião.

No ano seguinte, em 2023, a Academia lançou sua primeira Coletânea, narrando a história de sua criação e apresentando obras dos acadêmicos fundadores. Esta publicação, além de enaltecer o talento literário local, destaca o papel essencial da Academia na preservação e promoção da cultura em Ibirubá.

A Academia Ibirubense de Letras, para além de ser um espaço dedicado às letras e palavras, tornou-se um verdadeiro berço de ideias, histórias e legados que atravessarão gerações. Em tempos de rápida comunicação e tecnologias efêmeras, a Academia mantém viva a tradição de valorizar a palavra escrita, fortalecendo a identidade cultural e inspirando novos autores a buscar a excelência em suas obras, sob diversos formatos e gêneros literários.

Ao final da entrevista, Jorge Gonçalves Ferreira destacou a importância de os escritores locais procurarem a Academia Ibirubense de Letras, convidando-os a conhecer a instituição e a fortalecer os laços literários do município. A Academia continua, assim, a ser um pilar fundamental na construção e promoção da cultura em Ibirubá.

Reportagem: Fernando Kopper

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!