No primeiro dia da Expodireto 2024, em Não-Me-Toque, a Coprel, uma das cooperativas de energia mais influentes da região, celebrou um marco significativo para o setor energético. O evento foi marcado pela assinatura de um financiamento de R$72 milhões junto ao Banco Regional para o Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), garantindo assim a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) de Santo Antônio do Jacuí, localizada estrategicamente entre os municípios de Mormaço e Victor Graeff.
A construção da PCH, que já teve início, está programada para ser concluída até dezembro de 2025. O evento de assinatura do financiamento, realizado na casa do BRDE no parque da Expodireto, contou com a ilustre presença do Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Governador do Estado, Eduardo Leite, do Vice-Presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Cunha, e do Presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Manica.
Além das personalidades mencionadas, dirigentes da Coprel, como Mateus Stefanello, Facilitador de Novos Negócios e Inovação, Edson Pedrotti, Facilitador de Atendimento e Suporte, Elso Scariot, Vice-Presidente da Coprel Energia, e Silvio Borguetti, Secretário da Coprel Geração, estiveram presentes, demonstrando a importância estratégica e o comprometimento da cooperativa com o projeto.
Com capacidade de produção estimada em 5,2 MW, a PCH Santo Antônio do Jacuí será a 12ª usina da Coprel, reforçando seu papel pioneiro na geração de energia limpa e sustentável. O projeto representa não apenas um investimento significativo na infraestrutura energética regional, mas também contribui para a diversificação da matriz energética, promovendo a autonomia e a resiliência do sistema elétrico local.
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: ASCOM Coprel