Numa cidade que muitas vezes se destaca pela solidariedade, surge um apelo real que testa a generosidade da comunidade cruz-altense. Odilo Vittorazi, de 66 anos, residente na rua Prudêncio Silveira, n° 95, Bairro Toríbio Veríssimo, procurou nossa redação na manhã desta sexta-feira, 01/03, para compartilhar um relato comovente e um pedido de socorro.
A família de Odilo foi duramente atingida pelas enchentes provocadas pelo ciclone em setembro do ano passado. Na altura dos joelhos, a água invadiu a casa, levando embora pertences, sonhos e estabilidade. "Não estou pedindo dinheiro, estou implorando por ajuda urgente", desabafa Odilo com a voz embargada.
Atualmente, Odilo reside com sua esposa, filha, duas netas e duas bisnetas. "Preciso urgentemente de alimentos, leite integral e fraldas XXG para minhas bisnetas. Não estou pedindo dinheiro, só preciso de alimentos, fraldas e leite. Sempre fui trabalhador, mas essa situação devastou minha família ao ponto que não consigo explicar a situação de miséria que estamos passando", explica ele.
Apesar de procurar auxílio na Assistência Social do Município, Odilo encontra dificuldades burocráticas e a urgência de suprimentos imediatos. "Fui várias vezes lá, mas não tenho conseguido ajuda, eu não entendo muito desses papéis, mas é necessário agendamento e eu preciso de ajuda agora, pois até então fomos tentando nos virar, mas agora não sei mais o que fazer", relata Odilo.
Ao fim da conversa, o jornalista Fernando Kopper ofereceu carona ao idoso, mas a resposta foi de cortar o coração. "Não posso voltar pra casa sem levar alimentos e fraldas, preciso resolver isso, só depois volto pra casa, vou andar pelo centro e pedir ajuda", explica.
Diante desse apelo urgente, a Rádio Cidade 98,3 e Jornal Tribuna das Cidades iniciaram uma campanha de arrecadação para auxiliar nas necessidades da família. "A quem interessar em ajudar, pode entrar em contato com nossa redação jornalística através do WhatsApp, 55 9 9724-7788. Não receberemos valores, apenas alimentos para serem repassados à família. Hoje à tarde estaremos indo pessoalmente até a residência do senhor Odilo para levar alimentos, roupas e demais arrecadações. Quem quiser e puder doar um quilo de alimento pode entregar diretamente ao senhor Odilo no endereço que consta nessa matéria, ou trazer aqui na nossa redação em frente ao Sicredi no centro, que a tarde iremos até lá e entregaremos os alimentos", explica o jornalista Fernando Kopper.
Este é o momento de demonstrar a verdadeira força da nossa comunidade, mostrando que a solidariedade é uma característica intrínseca e que juntos podemos fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam momentos difíceis. Cada gesto de generosidade conta e pode proporcionar alívio a quem precisa.
Reportagem: Fernando Kopper