Offline
TeAcolhe, Centro Acolher e Unicruz retomam projeto de terapia assistida com animais para crianças com TEA
29/02/2024 13:09 em SAÚDE

O TeAcolhe, em parceria com o Centro Acolher e a Universidade de Cruz Alta, retoma com entusiasmo o Projeto de Terapia Assistida com Animais, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As atividades visam auxiliar no desenvolvimento e interação entre os animais e os participantes, proporcionando momentos de aprendizado e diversão durante a espera para as terapias regulares.

Realizadas semanalmente, nas quartas-feiras, das 9h às 10h, as sessões do projeto têm sido um sucesso entre os atendidos, promovendo uma abordagem terapêutica única e acolhedora. O Projeto conta também com o valioso apoio da Clínica Saúde Animal, que contribui com banhos e tosas dos animais envolvidos.

Centro Acolher: A Escuta e Atenção que Transformam

Localizado na Rua Assis Brasil, 375, Vila Lizabel, o Centro Acolher tem como missão acolher e direcionar pacientes para a linha de cuidado, proporcionando escuta e atendimento às suas necessidades. Além disso, o Centro busca apoiar as famílias, ajudando-as a compreender o diagnóstico e o tratamento por meio de terapias multidisciplinares. Atualmente, atende cerca de 250 usuários do SUS com TEA, na faixa etária dos 2 aos 27 anos.

TEA: Compreendendo o Transtorno

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma disfunção do neurodesenvolvimento, com base biológica, caracterizada por déficits persistentes na comunicação social, interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Identificado geralmente na infância, a incidência é de 1 caso para cada 36, de acordo com pesquisas. O Projeto de Terapia Assistida com Animais surge como uma iniciativa valiosa para contribuir no desenvolvimento e bem-estar das crianças com TEA, promovendo uma abordagem terapêutica diferenciada e enriquecedora.

Com informações: Fernando Kopper

Fonte e foto: ASCOM Prefeitura Cruz Alta

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!