Offline
Reunião em Fortaleza dos Valos define estratégias para atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
REGIÃO
Publicado em 28/02/2024

Na última terça-feira, 27/02, gestores das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, juntamente com diretores de escolas municipais e estaduais de Fortaleza dos Valos, uniram esforços em uma reunião estratégica para abordar ações específicas destinadas ao encaminhamento de crianças e adolescentes que enfrentam problemas de saúde e vulnerabilidade social.

Durante o encontro, foram delineadas medidas para agilizar o atendimento médico aos alunos encaminhados pelas escolas. Essas medidas incluem o agendamento eficiente de consultas, a presença de Assistentes Sociais durante as consultas, quando necessário, orientação e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade por profissionais da Assistência Social. Além disso, foi destacada a importância da comunicação ao Conselho Tutelar quando se identificar que a criança não está sendo assistida adequadamente pelos pais ou responsáveis. Em casos mais graves, o encaminhamento à Promotoria Pública dos pais ou responsáveis pode ser uma ação necessária.

A reunião também abordou a programação do Mês do Autismo, que ocorrerá em abril. Entre as atividades planejadas estão o Encontro de Pais de Autistas e Profissionais da Educação, marcado para 18/03/2024, às 19h, no Centro de Cultura e Eventos. O evento contará com a participação da professora Vaneza Cauduro Perranzoni, do TEAcolhe de Cruz Alta, que discutirá temas como autonomia da criança, papel do monitor do autista, dos pais e da escola.

Outras atividades incluem um encontro na EMEI Vó Justina Rossato sobre seletividade alimentar, ministrado pelas Nutricionistas Francieli Mari e Yasmin Medeiros Carminatti, em data a ser definida. Durante a reunião, surgiu a sugestão de encontros mensais com pais de autistas, proporcionando orientações, informações e acolhimento emocional, uma iniciativa que ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Saúde.

Essa colaboração entre as secretarias municipais reforça o compromisso da rede de proteção a crianças e adolescentes, visando proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos.

Com informações: Fernando Kopper

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online