Offline
Coprel reforça qualidade no fornecimento de energia em municípios da região
REGIÃO
Publicado em 27/02/2024

Para aprimorar a qualidade no fornecimento de energia aos cooperantes, a Coprel mantém investimentos permanentes e estratégicos nos municípios da região. Um exemplo notável é a implementação de uma nova fonte de suprimento de energia que passa a atender os municípios de Panambi, Condor e Pejuçara.

Anteriormente, os cooperantes dessas localidades dependiam exclusivamente da linha de transmissão 69kV Cruz Alta x Panambi, de propriedade da CEEE/CPFL-T. Agora, contam com uma nova fonte de suprimento vinda de Ijuí até Panambi, por meio de uma conexão com a subestação da Hidropan. O principal objetivo desse investimento foi proporcionar uma alternativa adicional de alimentação para a rede elétrica da Coprel na região, reduzindo significativamente o tempo de interrupção do fornecimento quando ocorrem desligamentos na linha de transmissão da CEEE/CPFL-T.

Com duas fontes de suprimento, o sistema elétrico da região passa a operar com redundância. O engenheiro eletricista e facilitador da área de Energia da Coprel, Herton Azzolin, explica o funcionamento das linhas de transmissão, "os dois pontos de alimentação operam conectados. Em caso de interrupção da linha de transmissão do sistema de Cruz Alta, nossas equipes, no Centro de Operações, identificam prontamente a falta de energia, muitas vezes antes mesmo do cooperante contatar o Discoprel. Por meio de manobras na rede, conseguem religar a energia pelo novo ponto que entrou em operação recentemente, vindo de Ijuí. Antes, dependíamos exclusivamente da CEEE para o restabelecimento do sistema. Agora, com uma segunda fonte de alimentação, temos mais autonomia para realizar manobras diretamente na rede da Coprel, possibilitando um restabelecimento mais ágil da energia".

Desde janeiro de 2024, quando entrou em operação, esta obra beneficia 3.114 cooperantes de Panambi, Condor e Pejuçara. A instalação da nova rede traz inúmeros benefícios para a região, proporcionando mais qualidade, agilidade e robustez à estrutura do sistema elétrico.

Com informações: Fernando Kopper

Fonte: Coprel

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online