Offline
Presidente do PL, Valdemar Costa Neto, é preso em flagrante com arma de fogo; ex-presidente Bolsonaro e outros alvos são investigados em Operação da PF
08/02/2024 15:12 em POLITICA
Nesta quinta-feira, 8/2, uma operação da Polícia Federal resultou na prisão em flagrante do presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, por posse de arma de fogo em sua residência. A ação também incluiu outros alvos, e o ex-presidente Jair Bolsonaro foi alvo da operação, que investiga a suposta participação de pessoas em uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado democrático de Direito.
Além de Valdemar, foram presos o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins, e o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Marcelo Câmara. Ambos desempenhavam funções diretas junto ao ex-presidente.
O ex-presidente teve seu passaporte apreendido e foi submetido a outras medidas restritivas. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, juntamente com os ex-ministros Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), também estão entre os alvos da operação.
Ao todo, 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão estão sendo cumpridos em estados como Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal, conforme determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A Polícia Federal destaca que, nesta fase da investigação, o grupo suspeito dividiu-se em núcleos de atuação, visando disseminar a ideia de fraude nas eleições de 2022. O objetivo seria viabilizar uma intervenção militar, utilizando-se de estratégias de milícia digital.
O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados em apoio à Polícia Federal. Os crimes investigados incluem organização criminosa, abolição violenta do Estado democrático de Direito e golpe de Estado.
A ação da Polícia Federal surge em meio a um cenário político tenso e reforça a importância das instituições democráticas na preservação da ordem e legalidade no país. Mais informações serão fornecidas conforme a investigação se desenrola.
 
Com informações: Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!