Offline
Requisição para mamografia pode ser solicitada na ESF referência do bairro
05/02/2024 11:33 em SAÚDE

      A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama. Com ela, é possível detectar, por exemplo, nódulos, mesmo aqueles que não são possíveis de palpar. Segundo Indiara Chiesa, da Secretaria Municipal de Saúde, o exame de rastreio por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, deve ser feito a cada dois anos, como forma de prevenção por mulheres com idade entre 50 e 69 anos, segundo recomendações do Ministério da Saúde. Em Cruz Alta, a requisição para fazer a mamografia, pode ser solicitada na Estratégia de Saúda da Família referência do bairro em que a paciente reside, e no Centro da Mulher quando é feito o encaminhamento para consulta especializada. “Para tanto, é necessário, primeiramente, a mulher passar por uma consulta. Além do médico, o enfermeiro também é o profissional habilitado para solicitar o exame. Depois, a paciente é encaminhada para fazer o agendamento no serviço de referência no município para mamografia”, explica.

A profissional alerta que o câncer de mama é o tipo mais prevalente entre as mulheres, mas tem cura quando tratado precocemente. “Lembro que, mulheres que não estão na faixa etária preconizada passam por avaliação e, se necessário, recebem o pedido do exame. É fundamental que a população feminina procure a ESF mais próxima para os cuidados regulares. Quando diagnosticado logo no início, o câncer de mama tem 95% de cura, por isso a importância do exame preventivo”.

 

SOBRE O CÂNCER DE MAMA

 

Para 2024, são esperados 4.050 casos de câncer de mama no RS. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver câncer de mama. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos.

A amamentação também é considerada um fator protetor. Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

Para mais informações, o telefone de contato é o 3322 7198.

 

Informação Prefeitura Municipal

Imagem Ilustrativa

 

Rádio Cidade/Jornal TC

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!