O local de nascimento do escritor Erico Verissimo, nesta sexta-feira, 19, irá completar cinquenta e cinco anos de inauguração. O prédio é um dos mais antigos da cidade, construído em 1883. Em 1968 a Prefeitura de Cruz Alta comprou o prédio com o objetivo de fazer um museu em homenagem ao ilustre escritor e no dia 19 de janeiro de 1969, a administração municipal realizou a inauguração. Em 1984 foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE).
Todos os anos, Casa Museu recebe mais de dois mil visitantes, advindos de diferentes regiões do Mundo. “Este é um período em que, costumeiramente, recebe muitos visitantes em razão das férias”, diz Rossano Cavalari, Historiador.
No Museu, podem ser encontrados vários objetos que pertenciam a Erico como a sua primeira máquina de escrever, alguns de seus documentos, cadernos com anotações e fotos de momentos significativos de sua vida.
UM DOS MAIS IMPORTANTE PONTOS TURÍSTICOS
Considerando a importância do escritor Erico Veríssimo, responsável por difundir Cruz Alta mundialmente, a Casa Museu é um dos mais importantes pontos turísticos do estado. E tal importância, foi confirmada através da inclusão do município no Roteiro Turístico das Missões, em que os turistas visitam o Museu, bem como a Praça Erico Veríssimo, onde se encontra a estátua em homenagem ao escritor, seguindo o roteiro para as Missões.
COMO VISITAR
Para ter acesso a todas essas memórias basta ir ao museu, em um dia de semana, nos horários de visitação. O local é aberto diariamente das 8h às 11h30 e 13h30 às 17h30. Porém, grupos com mais de 10 integrantes precisam agendar visita, já que o limite é de 20 pessoas por vez.
Informações Prefeitura Municipal
Rádio Cidade/Jornal tc