Offline
Operação contra caçadores de javalis no RS resulta em prisões e apreensões
19/10/2023 09:28 em POLÍCIA

Nesta quarta-feira, 18/10, a Polícia Civil em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realizou uma operação contra um grupo de caçadores de javalis na região Central do estado. A ação resultou no cumprimento de 12 mandados de apreensão, abrangendo os municípios de São Francisco de Assis e Santiago. Dez armas de fogo foram apreendidas e um homem foi detido por posse ilegal de munições.

As investigações, em andamento há dois meses, revelaram que os caçadores não apenas cometiam o crime de maus-tratos contra os cães utilizados na caçada, mas também infligiam crueldades aos javalis. Antes de serem abatidos, os animais eram submetidos a arrastamentos, mutilações e ferimentos progressivos. Além disso, constatou-se que os cães domésticos eram frequentemente feridos e extraviados durante as caçadas.

O Manual de Boas Práticas Para o Controle de Javali do IBAMA estabelece diretrizes claras para o uso de cães na caça, exigindo identificação apropriada e a proibição de exposição a riscos ou abandono durante a atividade. O documento também veta qualquer forma de maus-tratos, tanto a cães quanto a javalis.

A delegada Samieh Saleh, titular da DP de Proteção ao Meio Ambiente, ressaltou que, embora seja permitido o abate de javalis, este deve ser realizado estritamente para controle de praga. No caso em questão, a maioria dos suspeitos não possuía autorização para a caça, e aqueles que a tinham ostentavam permissões vencidas ou incompatíveis com a prática observada.

“A caça, quando realizada de forma irregular, gera maus-tratos aos animais e pode difundir doenças, tendo em vista que não há controle da carne destes animais, que são consumidas pelos caçadores ou comercializadas por eles”, enfatizou a delegada.

Além disso, a investigação revelou que os suspeitos que possuíam autorização para porte e posse de armas também emprestavam seus armamentos aos não autorizados. Todos os envolvidos responderão por porte ilegal de arma de fogo e munições, maus-tratos a animais e crueldade contra animais silvestres.

Fonte: Correio do Povo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!