Offline
Sancionada a Lei que institui a Semana Municipal do Produtor de Leite em Boa Vista do Incra/RS
18/10/2023 19:54 em AGRO

Na 28ª Sessão Ordinária realizada no dia 25 de setembro, os vereadores de Boa Vista do Incra-RS aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Legislativo nº 17/2023, que “Institui a Semana Municipal do Produtor de Leite”. De autoria do vereador Lucas Ribeiro (PP), a Lei 1.553/2023 foi sancionada pelo prefeito municipal no dia 26 do mesmo mês.

Com a sanção da lei, fica fixada no calendário municipal de eventos oficiais uma semana especial para tratar de temas relacionados à Bacia Leiteira. Conforme o vereador Lucas Ribeiro “a Lei se faz relevante, pois é uma maneira de fortalecer e aumentar a visibilidade desta categoria, destacando sua importância na economia local, bem como para homenagear/valorizar os produtores do município no sentido de apoiar e incentivar o fomento do setor”, destaca o parlamentar.

Sabe-se das dificuldades enfrentadas atualmente pela categoria, tais como: o alto custo da produção e o preço baixo de sua venta, bem como o aumento da importação de leite no corrente ano. Esses são alguns dos fatores que consequentemente vem acarretando na desistência dos produtores em continuar na atividade, que por sua vez aumenta também o êxodo rural.

Neste sentido, a Semana Municipal do Produtor de Leite terá como foco ofertar aos produtores a oportunidade para discutir questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, e assim estimular a criação de políticas públicas assertivas para o setor, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a bacia leiteira, assim como outros seguimentos, contribui para o desenvolvimento local, regional, nacional e internacional.

Conforme a lei sancionada, a Semana Municipal do Produtor de Leite será realizada anualmente no mês de julho.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!