Para tratar sobre as potencialidades turísticas de Cruz Alta e região, oportunizar o amplo debate, assim como buscar contribuições e sugestões acerca do projeto de construção da Maior Cruz Monumental do Mundo, foi realizada na manhã de sábado, 14, na sede do Executivos Hotel, mais uma etapa da Oficina Participativa.
De iniciativa do Poder Executivo, a ação teve como objetivo buscar junto às autoridades locais, lideranças comunitárias, empresariais e religiosas, sugestões e propostas para o desenvolvimento e elaboração do projeto de construção do monumento, bem como da implementação do Parque Municipal Antônio Carlos Gomes Nunes.
Durante a atividade intermediada pela Arquiteta Ana Paula Wickert, foi apresentado aos participantes um estudo inicial elaborado pela equipe, contextualizando os padrões de parques e monumentos existentes no Brasil e no Mundo, assim como trazendo um panorama do potencial turístico do município. Após a apresentação, foi realizada uma atividade em grupo, onde foram apresentadas e sugeridas pelos participantes, algumas ideias para compor o projeto conceitual do parque.
Lançamento da Pedra:
Logo após, com a presença das lideranças comunitárias e moradores do Bairro Independência e com o objetivo de simbolizar o início do projeto, foi realizada na praça do bairro, a inauguração da Pedra Fundamental alusiva a construção da Cruz Monumental.
O Deputado Federal Bibo Nunes falou sobre os benefícios do projeto. “O projeto de construção da maior Cruz Monumental do Mundo trará inúmeros benefícios para Cruz Alta e região. Além da valorização imobiliária e da infraestrutura do bairro, o empreendimento será um divisor de águas para o desenvolvimento de Cruz Alta, auxiliando no desenvolvimento econômico e social, mas principalmente na geração de emprego e renda. Quando eu era criança, sempre diziam que eu sonhava alto, e hoje dando esse grande passo para uma nova Cruz Alta, demonstro o quanto precisamos pensar positivo e alto para promover grandes transformações”, destacou o deputado.
Em seu pronunciamento a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto enfatizou os benefícios que o projeto trará para Cruz Alta. “De maneira franca e responsável, mas principalmente dialogando com a comunidade e com os representantes de diversas entidades do município, estamos trabalhando para viabilizar esse importante projeto que trará desenvolvimento para Cruz Alta. A criação do Parque Municipal e a construção da Maior Cruz Monumental do Mundo não apenas celebram a história e a cultura de Cruz Alta, mas também sinalizam um futuro promissor de prosperidade, crescimento e união para toda a comunidade. A visão de pensar alto e agir positivamente para promover mudanças significativas está, mais do que nunca, viva e vibrante em Cruz Alta. Quero fazer um agradecimento ao Deputado Bibo Nunes que foi o proponente desta ideia e que está trabalhando para viabilizar esse grandioso projeto em nosso município”, concluiu a prefeita.
Estiveram presentes na solenidade a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto; o vice-prefeito, Luciano Florian Ardenghi; o Deputado Federal, Bibo Nunes; além dos secretários municipais da Cultura e Turismo, Shana Reis; de Obras, Planejamento e Mobilidade Urbana, Bárbara Vieira Nogueira; da Agricultura, João Augusto Telles e do procurador Jurídico, Vitor Giacomini.
A solenidade contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcos André Luza; dos vereadores, Cristiano Viana, Gustavo Bilibio e Hioran Cordeiro; além do presidente da ACI Cruz Alta, Rogério Coradini; da Associação Fenatrigo, Airton Becker; além de representantes de entidades e instituições, lideranças comunitárias e empresários locais.