A Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo de Justiça Restaurativa reuniram-se, na semana passada, para planejar a implementação do Programa Cruz Alta da Paz nas escolas.
O objetivo é oferecer suporte à comunidade escolar através da metodologia dos Círculos de Construção de Paz e práticas restaurativas, estratégias que vêm apresentando resultados excelentes quando incorporadas às rotinas sociais e pedagógicas, diminuindo os índices de violências e contribuindo com o processo de ensino e aprendizagem.
Conforme Liege Suptitz, que coordena o Núcleo de Justiça Restaurativa de Cruz Alta, é necessário que, nas escolas, haja espaço para falar de sentimentos e necessidades, expressar pensamentos e construir alternativas aos conflitos e desafios estimula o respeito, a criatividade, a autorresponsabilidade.
“Precisamos favorecer ambientes seguros e saudáveis, estimulando o convívio e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e cognitivas necessárias à aquisição de conhecimentos são objetivos da Justiça Restaurativa, que de forma articulada, busca promover a cultura da paz”, comenta.
Também estiveram presentes, integrantes do Conselho Gestor da JR Fábio Campos e Sandra Mantovani.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio cidade/Jornal Tribuna