Offline
Polícias do RS e CE unem forças em operação contra quadrilha de fraude eletrônica
10/08/2023 10:10 em POLÍCIA

Uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Rio Grande do Sul e a Polícia Civil do Ceará foi desencadeada nesta quinta-feira (10/8) na Operação Lucas 12, mirando um grupo suspeito de perpetrar crimes de fraude eletrônica (estelionato), lavagem de dinheiro e organização criminosa. A ofensiva teve como epicentro a Região Metropolitana de Porto Alegre, principalmente a cidade de Canoas, onde residiam a maioria dos investigados. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) participou ativamente, cumprindo 37 ordens judiciais, incluindo 19 mandados de busca e apreensão e 18 de prisão preventiva. Até o momento, pelo menos nove indivíduos já foram detidos.

O ponto de partida para as investigações foi o relato de uma servidora pública à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, no Ceará, após ter sido vítima do “golpe da portabilidade de empréstimo – compra de dívida”. Esse ardil envolvia a obtenção de um novo empréstimo consignado sob o pretexto de quitar débitos anteriores. O valor do novo contrato era transferido para a conta dos criminosos, que bloqueavam a vítima imediatamente após receberem a transferência.

Após o registro do boletim de ocorrência, as diligências se intensificaram para identificar os beneficiários dos recursos ilícitos. Durante essa investigação, surgiram diversas empresas com o mesmo nome fantasia, mas diferentes CNPJs, registradas na Receita Federal do Brasil. Estas empresas operavam supostamente com empréstimos financeiros e correspondência bancária.

Ao longo da operação, emergiu uma estrutura criminosa hierarquizada, especializada em estelionato e lavagem de dinheiro, que se apropriava de dados pessoais e informações bancárias de servidores públicos. As vítimas eram contatadas com ofertas de quitação de dívidas, sempre com propostas vantajosas em comparação com seus empréstimos consignados em vigor, além de promessas de reembolsos por empréstimos em curso. As investigações também revelaram vínculos dos membros do grupo com o tráfico de drogas.

Mais informações apontaram para aquisições significativas feitas pelos suspeitos, incluindo um apartamento de R$ 350 mil, adquirido em espécie no final de 2022. Durante as apurações, a movimentação milionária nas contas dos investigados chamou a atenção, com centenas de transferências para os alvos da operação. Essas transações eram desproporcionais às rendas declaradas pelos investigados.

Os policiais também conseguiram identificar os autores das ligações para as vítimas, assim como a possível origem das chamadas. A investigação apontou o uso de tecnologias avançadas, como centrais PABX virtuais, discadores automáticos e VPN intensamente utilizadas para ocultar a conexão, sugerindo um conhecimento profundo em informática por parte dos criminosos.

Além dos mandados de prisão e busca e apreensão, houve também ordens de indisponibilidade de bens e bloqueio de contas bancárias. Os agentes realizaram buscas específicas por oito veículos previamente identificados, supostamente adquiridos com o proveito dos crimes. Dentre eles, uma Scânia e um Semireboque, comprados em abril de 2023, totalizando mais de R$ 500 mil em valores.

Com informações: Fernando Kopper

Fonte: Polícia Civil RS

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!