Considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais da música nativista do Rio Grande do Sul, a Coxilha Nativista de Cruz Alta chega a mais uma edição, a 43ª, de forma ininterrupta, abrangendo, em 2023, a 37ª Coxilha Piá, 6ª Coxilha Instrumental, 6ª Coxilha vai à escola, 4ª Coxilha vai às ruas e 1ª Coxilha dos Idosos. A programação, no Ginásio Municipal, inicia na quarta-feira, 26, quando subirão ao palco, as dez primeiras concorrentes. A programação também ocorrerá no Parque Integrado de Exposições, com início na sexta-feira, 28, com o Rodeio da Coxilha.
O acesso às arquibancadas do Ginásio será de forma gratuita, e as pulseiras para quem for prestigiar as apresentações, serão distribuídas nos dias do festival, a partir das 18h. Tanto o público que acompanhar a programação no Ginásio, quanto no Parque de Exposição, é convidado a colaborar com a doação de alimentos que, beneficiarão inúmeras famílias atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
As trinta canções serão avaliadas pelos jurados César Oliveira, Fabi Lamaison, Jaime Brum Carlos, Lincon Ramos, e Lu Schiavo. Das apresentações de quarta, quinta e sexta, serão selecionadas dez composições que subirão ao palco Jayme Caetano Braun no sábado, 29, para a escolha das campeãs.
Prefeitura Cruz Alta
Rádio Cidade/Jornal Tribuna