Colaborar com a preservação do meio ambiente e estimular o empreendedorismo de alunos, são os objetivos principais de um projeto inovador que envolve a produção de sabão a partir da utilização de óleo de cozinha, desenvolvido desde o mês passado, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Puppo, pelos alunos dos 8º e 9º anos. “Considerando que, anualmente a EMEF Francisco Puppo desenvolve projetos de educação ambiental, desde a educação infantil, neste ano, em junho, mês voltado ao meio ambiente, deu início ao projeto do sabão. Ao mesmo tempo que, envolve sustentabilidade, ele também dá noções de empreendedorismo aos alunos”, explica a Diretora, Marisa Mayer.
Desde o ano passado, os professores da rede municipal de ensino estão participando de oficinas que integram o Workshop Professor Empreendedor e Princípios da Educação Empreendedora. O objetivo, é proporcionar subsídios para que os professores desenvolvam o espírito empreendedor em seus alunos.
“Resolvemos aplicar os conhecimentos adquiridos a partir deste workshop, em sala de aula. Ou seja, os alunos aprendem como usar e onde colocar o óleo de cozinha, levando o aprendizado para o resto da vida”, disse a Professora, Eliane Perdomo.
Eliane destaca que, inicialmente o projeto trabalha com uma abordagem direcionada aos alunos sobre o óleo de cozinha, considerando que o uso incorreto, pode prejudicar de maneira grandiosa o meio ambiente. Posterior a isso, os alunos observam a parte prática que consiste na produção, feita na escola pela própria Professora.
Rádio Cidade/Jornal Tribuna