No hangar onde reina imponente um moderno avião agrícola, vê-se também um antigo trator. Para um equipamento com anos de muito trabalho, o Ford 6600 até que está conservado. Ele faz parte da trajetória da família Machiavelli, de Cruz Alta (RS), na agricultura — e, juntos, avião e velho trator ajudam a contar parte da história do desenvolvimento tecnológico do agronegócio brasileiro.
— Esse trator já plantou durante muito tempo, puxando plantadeira de oito linhas. Hoje, puxa o avião para dentro e para fora do hangar — conta Jonardo Machiavelli, da Fazenda Santo Antônio, que, além de produzir grãos, possui armazéns e usa aviões próprios para prestar serviços de pulverização aérea.
O 6600 da família já não faz mais o serviço pesado na lavoura, mas é um símbolo do tempo em que a Ford chegou a ser a maior fabricante de tratores do país. Hoje, a marca já não faz mais nem automóveis no Brasil.
— Ele trabalha bem, puxa bem o avião — diz Jonardo.
Segundo o agricultor, a única alteração feita na máquina foi a instalação de uma estrutura em arco por cima do local em que fica o assento, uma exigência de segurança da atual legislação.
A Ford começou a montar tratores no Brasil em 1921. Entre 1960 e 1967, a companhia produziu o 8R, o primeiro modelo que fabricou em série no país. Anos depois, em 1976, a montadora inaugurou uma fábrica no complexo de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, com capacidade para 20 mil unidades anuais.
Sem aposentadoria
Naquele mesmo ano, a Ford alcançou a marca de dez mil tratores fabricados no país. O feito ocorreu com a produção de um 6600, semelhante ao que puxa o avião agrícola no hangar da Fazenda Santo Antônio.
O modelo foi um dos carros-chefe da Ford no país entre a segunda metade da década de 1970 e a primeira da década seguinte, período em que a montadora foi uma das protagonistas do segmento. A empresa seguiu ampliando suas linhas de máquinas agrícolas nos anos 1980 e lançando novas séries de tratores. Em 1991, a companhia encerrou sua atuação no segmento, quando vendeu a divisão global para a Fiat.
O exemplar dos Machiavelli está a serviço da família há três gerações e, por ora, não há planos de aposentadoria para ele.
— Já que ele vai ficar aqui, estou pensando em dar uma reformada — diz Jonardo.
Trator Ford 6600 divide hangar com avião em fazenda gaúcha — Foto: Marcelo Curia/Agência O Globo