Offline
Prefeitura de Cruz Alta move ação contra Corsan e cobra R$ 100 mil por dia sem fornecimento de água
Publicado em 11/07/2023 11:24
NOTICIAS

A 2ª Vara Cível da Comarca de Cruz Alta determinou que a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) terá de pagar R$ 100 mil por dia de interrupção do fornecimento de água que ultrapasse quatro horas seguidas em Cruz Alta, no noroeste gaúcho. A decisão está em liminar concedida na tarde desta segunda-feira (10). A ação foi movida pela prefeitura de Cruz Alta no fim de semana em razão da falta de água no município desde sábado (8).

Por meio de nota oficial, a prefeitura de Cruz Alta disse que a Corsan terá de “arcar com todo abastecimento paralelo da água” e que será buscada “indenização dos prejuízos e transtornos causados à população por parte da concessionária”.

No documento, a prefeitura alega falha na prestação do serviço público no fim de semana. E diz que a situação “afetou a comunidade cruzaltense de forma severa, com o fechamento de restaurantes, desabastecimento de supermercados, além de aulas em escolas canceladas”.

Segundo a prefeitura, em março deste ano, houve outro problema que afetou o abastecimento de água em Cruz Alta por mais de 48 horas.

O superintendente regional da Corsan nas Missões, João Batista Corin da Rosa, disse não ter sito informado sobre a decisão. De acordo com ele, pelo menos 90% do abastecimento da cidade já foi retomado. No momento, a Corsan trabalha com a colocação de mais um poço no bairro Acelino Flores, que deve ajudar na retomada do serviço na cidade.

Segundo Corin, a previsão é de que o abastecimento seja normalizado até a madrugada desta terça-feira (11). Alguns bairros apresentam oscilação da pressão da água, mas devem voltar a normalidade até terça, garante o superintendente.

 

Histórico

Cruz Alta enfrenta problema no fornecimento de água desde a tarde de sábado (8), quando mais de 50 bairros ficaram desassistidos. De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema no abastecimento começou depois que uma bomba de recalque, na Estação de Tratamento de Água, parou de funcionar por problemas eletromecânicos.

Depois de mais de 30 horas sem água, o abastecimento voltou a ser reestabelecido após a troca do equipamento, na noite de domingo (9). A Corsan informou que o retorno ocorre de forma gradativa.

 

Fonte: GZH Passo Fundo

Rádio Cidade/Jornal Tribuna

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online