Moradores de mais de 50 bairros de Cruz Alta, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, estão sem água desde às 17h de sábado (8). As aulas desta segunda (10) em pelo menos 40 escolas municipais e 17 estaduais da cidade foram canceladas pela Prefeitura.
Segundo a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), o problema no abastecimento começou depois que uma bomba de recalque na Estação de Tratamento de Água parou de funcionar por problemas eletromecânicos.
No fim da tarde de domingo, equipes da empresa de saneamento substituiram o equipamento. A previsão é de que a normalização do serviço ocorra de forma gradual, até o fim da tarde de segunda-feira (10).
Ainda conforme a Companhia, apenas moradores dos bairros Planalto, Progresso, Tamoio e Begay possuem água, já que os locais são abastecidos com poços. O município já havia passado por falta de abastecimento em março, quando houve um problema na central de captação Lajeado da Cruz, deixando cerca de 60 mil habitantes sem água.
A Corsan teve sua venda à iniciativa privada concluída nesta sexta-feira (7), com a assinatura do contrato entre o governo do RS e o grupo Aegea, vencedor de leilão de privatização realizado no ano passado. A Corsan atende a 317 municípios e foi vendida por R$ 4,151 bilhões.
Decisões judiciais, após ação proposta por sindicato, adiaram a conclusão do processo de privatização. Com parecer do presidente do Tribunal de Contas do Estado, nesta semana, o governo encaminhou a etapa que faltava para a conclusão da venda.
Conforme o governo, o objetivo da privatização é assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento, que prevê a ampliação do acesso à água e saneamento. Conforme o governo, a meta é incompatível com a capacidade de investimento da Corsan.
O superintendente regional da Corsan nas Missões, João Batista Corin da Rosa, diz que as equipes trabalham para restabelecer o abastecimento, e que a empresa que comprou a Companhia já tem conhecimento do problema.
“A nova gestão já tem conhecimento do fato e está dando apoio. Estamos dedicando todos os nossos esforços, com equipes no local, para solucionar esse problema”, diz o superintendente.
O serviço limpeza nos reservatórios do município, previsto para acontecer na próxima terça (11) e quarta-feira (12), foi cancelado.
Nota da Corsan
“Times de operações da Corsan continuam trabalhando neste domingo (9) para resolver de forma definitiva os transtornos no abastecimento de água nos os bairros de Cruz Alta.
A bomba de recalque da Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, que parou de funcionar em razão de problema eletromecânicos, está sendo substituída. A previsão da equipe técnica que trabalha na solução do problema é que será resolvido até o final da tarde de hoje e a normalização do abastecimento deve ocorrer gradualmente até o fim da tarde desta segunda-feira (10).”
Moradores de Cruz Alta precisaram encontrar alternativas para ter acesso a água potável — Foto: Greici Siezemel/RBS TV
Rádio Cidade/Jornal Tribuna
Fonte: G1