Offline
ALTO ALEGRE: Segundo dia da Semana Cultural traz como foco o gênero textual: crônica
CULTURA
Publicado em 09/06/2023

A crônica é um gênero textual muito presente em jornais, revistas, portais de internet e blogs. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns do nosso dia a dia.

Um grande diferencial é incluir nesse texto doses da personalidade e perspectiva do cronista, seja através de críticas, piadas ou os dois. A crônica vai além da transmissão de informações atuais, ela tem visão, opinião, identidade. 

No Brasil a crônica foi inicialmente desenvolvida com caráter histórico. Elas relatavam desde o século XV fatos históricos (reais ou fictícios) ou acontecimentos cotidianos, algumas com toque de humor.

Mais tarde, esse gênero textual despretensioso foi se aproximando do público e conquistando os leitores mundo afora. Hoje, esse fato é confirmado pela enorme difusão das crônicas, sobretudo nos meios de comunicação.

No segundo dia da Semana Cultural, os alunos trabalharam em sala de aula o tema: “Cultura por todos os cantos”, cada série trabalhou de forma diferente o que é cultura.

Ainda no mesmo dia, alunos do ensino fundamental e ensino médio, tiveram o privilégio de participar de um bate-papo com a espumosense Natália Borba Gomes, de 17 anos. 

Em 2019 Natália escreveu a crônica “Depósito de quê”, texto que deu a ela o título de semifinalista da 6ª Olimpíada de Língua Portuguesa.

E com a Crônica: “Pavor de uma adolescente durante a pandemia”, Natália começou a ganhar notoriedade ainda maior. Tendo seus textos publicados quinzenalmente no jornal no local.

A aluna sempre teve o apoio e suporte de sua mãe, Andréia Borba de Oliveira, que com o hábito de ler livros para a filha, acabou incentivando ainda mais este dom nato da aluna. 

“Eu sempre incentivei: ‘Tu escreve bem, mas pode escrever melhor’, e quando ela encontrou a professora de língua portuguesa Susana Cabral, foi o momento que fez despertar realmente o gosto pela crônica.”  

O bate-papo foi uma excelente oportunidade para Natália compartilhar e motivar os alunos do município, um incentivo à escrita e é claro, à leitura. 

Durante a apresentação aos alunos, a 2ª Princesa do Município, que esteve presente, Júlia Batistella Pereira, demonstrou o quanto representa bem Alto Alegre, e possui desenvoltura para falar com o público, abordando o tema: Cultura. A Rainha do Município, Luana Portella, que também se fez presente, encantou a todos com sua postura e simpatia. 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online