Já são 4 casos confirmados. A única forma de se proteger contra a dengue é evitando a proliferação do mosquito transmissor.
É muito importante que todos façam a sua parte. Fique atento aos sintomas.
Se você apresentar alguns dos sintomas descritos a seguir, deve procurar atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sinais, evitando o agravamento da doença e a possível evolução para formas mais graves. É muito importante que as pessoas não utilizem medicação sem prescrição médica, pois a dengue requer determinados cuidados e medicamentos que não podem ser usados, podendo agravar o caso.
Sintomas
• Febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias;
• Dor retro-orbital (atrás dos olhos);
• Dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral;
• Náusea, vômito, diarreia;
• Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
A Secretaria de Saúde de Alto Alegre e vigilância sanitária receberam a visita do biólogo da 6º Coordenadoria Regional de Saúde, que orientou e disponibilizou temporariamente uma máquina para aplicação de veneno contra dengue, além de capacitou um operador.
“Se a população não ajudar, não tem o que fazer, se ainda tiver algum morador com alguma caixa d’agua aberta, algum foco de mosquito, todo o trabalho realizado com veneno não irá resolver.” Destacou o sr. Leonardo Seidler de Marchi (Biólogo) da 6ª coordenadoria regional de saúde de Passo Fundo RS.
Aplicações do veneno cedido pela coordenadoria de saúde foram realizadas no município, aproximadamente 150 metros dos locais onde foram identificados os casos dengue.