A vítima é uma idosa acamada, que, de acordo com informações, não teria saído de casa nem recebido visitas recentemente
Na quarta-feira, 31/05, a Secretaria da Saúde de Espumoso divulgou a confirmação do primeiro caso de dengue autóctone, ou seja, contraído na própria localidade. A vítima é uma idosa acamada, que, de acordo com informações, não teria saído de casa nem recebido visitas recentemente. A descoberta desse caso preocupante levou os agentes de endemia a realizarem uma inspeção detalhada nas proximidades da residência da idosa, localizada na Rua Pedro Bambini, bairro Santa Júlia. Durante a inspeção, foram encontradas várias larvas que foram coletadas e enviadas para análise laboratorial, resultando na notificação dos proprietários do local, com prazo de 24 horas para a realização da limpeza necessária.
Esse episódio acende um alerta vermelho para a situação de risco no município, tendo em vista a significativa proliferação do mosquito. Na semana passada, nossa equipe jornalística acompanhou os agentes de endemia durante visitas realizadas em diferentes áreas, onde foram encontradas diversas larvas do mosquito, posteriormente encaminhadas para análise laboratorial.
Os Agentes de Endemia fazem um apelo à sociedade espumosense para que colabore com a fiscalização e adote cuidados preventivos, evitando o acúmulo de água parada, principal fator para a proliferação das larvas do mosquito da dengue. A Secretária da Saúde, Marileisa Valandro, ressalta que a presença do vírus da dengue no sangue pode causar inflamação nos vasos sanguíneos, tornando o sangue mais espesso e com circulação mais lenta. Nesse contexto, o risco de coagulação e trombose aumenta, o que pode levar a complicações graves e até mesmo ao óbito.
É fundamental que todos estejam atentos e adotem medidas preventivas, como eliminar recipientes que acumulem água parada, usar repelentes e telas de proteção, e manter limpos e cobertos os recipientes que não possam ser removidos. Somente com o engajamento de toda a comunidade será possível enfrentar essa ameaça e proteger a saúde coletiva. A dengue é uma doença séria, e cada um deve fazer a sua parte para evitar a sua propagação e proteger a vida dos moradores de Espumoso.
Fonte: ClicEspumoso
Informações: Fernando Kopper