Na última segunda-feira, 29 de maio, o Centro de Eventos de Tapera/RS, foi palco da apresentação da peça teatral ZumZumZum – A União faz a Vida, que foi oportunizada pela Sicredi Rota das Terras RS/MG através da Fundação Sicredi. O espetáculo foi apresentado para os alunos da Pré escola e 1º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais e particulares das cidades de Tapera, Selbach, Lagoa dos Três Cantos, Colorado, Ibirubá e Quinze de Novembro, municípios integrantes da região de atuação da instituição financeira cooperativa.
O evento contou com as presenças do presidente da Sicredi Rota das Terras RS/MG, Sérgio Luiz Tonello; do prefeito municipal de Tapera/RS, Volmar Helmut Kuhn, e da secretária municipal de educação, cultura, desporto e lazer de Tapera/RS, Lucimara Karpe Canova, além de representantes das Prefeituras Municipais, Secretarias de Educação, escolas parceiras, professores e coordenadores do programa A União faz a Vida.
O espetáculo destacou a ação dos irmãos Leona e Artur, numa jornada de descoberta do valor da cooperação. A trama se desenrola, parte na vida real dos irmãos, parte no reino da Rainha Mau-mau e de seu fiel escudeiro, Calafrio. Com a ajuda das abelhinhas, Leona e Artur procuram evitar que Rainha concretize sua ameaça de transformar nosso planeta em uma terra triste e egoísta. Os espectadores puderam viver uma experiência sobre os conceitos de cooperação, união e reconhecimento da singularidade de cada um de forma lúdica e divertida.
Não é de hoje que a Fundação Sicredi apoia a arte e possibilita levá-la a muitas cidades brasileiras. Durante o ano de 2022, a peça #Juntos, de Dedé Ribeiro, excursionou por 12 estados e Distrito Federal, totalizando um público de 21.546 espectadores em 80 teatros e locais de apresentações. O próprio espetáculo ZumZumZum – A União faz a Vida teve circulação de sucesso entre 2013 e 2015, e voltou com o texto de Renato Mendonça devidamente atualizado para a realidade de hoje, com a direção da conceituada artista do Sul do Brasil, Inês Marocco, e encenação do Grupo Cerco. A apresentação aconteceu via Lei federal de Incentivo à Cultura e contou com a presença de mais de 800 alunos e professores.