A madrugada de quinta-feira (18), foi de muita correria para a Técnica em Enfermagem da Unidade Básica de Saúde de Jacuizinho, Graciela Moraes e o motorista Paulo César Da Silva Antunes, que começaram o dia com uma chamada as 5hs e 15 minutos.
A gestante Marisa De Melo, 31 anos, que estava com 39 semanas, acionou o atendimento do plantão para comunicar que estava com dores, sendo levada pelos profissionais até a Emergência de Salto do Jacuí. O transporte da paciente também contou com a supervisão da Enfermeira Eliane Lopes que é a responsável pelas gestantes.
Após avaliação, o médico plantonista constatou que estava tudo bem e a mãe apresentava apenas contrações esparsas, fazendo o encaminhamento para o Hospital de Cruz Alta, onde o médico de Marisa realizaria o parto.
Porém, o que ninguém imaginava é que, ao passar pelo último quebra-mola, ainda na saída da cidade, Marisa deu à luz a sua segunda filha (ela também é mãe de Isis de 3 anos). A menina Zaya, veio ao mundo rapidamente, pelas mãos de Graciela, dentro da ambulância, pesando 2.808 Kg e medindo 47 centímetros.
Segundo Graciela, os partos, que são atendidos pelo município, tem como referência o Hospital de Cruz Alta: “Não deu tempo (risos), ao sairmos houve o rompimento da bolsa e ao passarmos pelo último quebra-mola eu verifiquei a situação e já era possível ver a cabeça da bebê. Paramos e foi tudo muito rápido”.
Sobre a emoção de colocar uma criança no mundo, em uma situação atípica como essa, Graciela disse: “Dava saltos de alegria quando retornarmos ao hospital do Salto, me senti a segunda mãe. Essa não foi a primeira vez que realizo parto em ambulância, tenho experiência por ter trabalhado já em sala de parto, mas sempre é uma grande emoção, é uma vida e foi um dia iluminado”.
A mãe de Zaya confirmou que ambas passam bem e deram alta na sexta-feira, 19. Ainda emocionada, Marisa relatou o que sentiu: “Apesar da angustia, estou feliz, foi maravilhoso, muito rápido e intenso. Agradeço de coração as pessoas envolvidas nesse momento, em especial a Graciela e ao Dr. João Pedro Cunha Calcada, de Cruz Alta, que me acompanhou durante a gestação e a toda equipe da Secretaria de Saúde de Jacuizinho, que sempre me atendeu com muita atenção e carinho”.
Por Rocheli Dickel