A vacinação contra a Gripe e a Covid-19 segue em Cruz Alta nesta quarta-feira (3). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a orientação de que as vacinas podem ser aplicadas juntas, em qualquer idade, sem precisar de intervalo entre as aplicações.
GRIPE
Para os grupos prioritários adultos, a vacinação está sendo realizada em todas as ESFs (exceção da ESF Fátima), no Serviço de Atendimento Especializado de DST/Aids-SAE, e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança. O horário de aplicação é das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Já a vacinação infantil está sendo feita no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, ESF Alvorada, ESF Vila Nova, ESF Jardim Primavera, ESF Centro, ESF Toríbio Verissimo, ESF Abegay, ESF Santa Rita, ESF Brum, ESF São Genaro e UBS Benjamin Nott.
Para se vacinar é preciso levar a caderneta de vacinação e um documento pessoal com foto.
COVID-19
A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada nas Estratégias de Saúde da Família do Centro, Toribio Verissimo, Alvorada, Brum, Jardim Primavera, São Genaro, Benjamin Nott, Abegay, Santa Rita e Vila Nova. A aplicação ocorre das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.
O reforço com a vacina Bivalente está disponível para todos acima de 18 anos desde que tenham concluído o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto por duas doses das vacinas monovalentes.
É necessário apresentar o documento de identidade ou cartão SUS e carteira de vacinação, e, no caso dos imunossuprimidos é fundamental apresentar o comprovante da doença.
As pessoas que não iniciaram o esquema vacinal ou estão com o esquema vacinal incompleto contra a Covid-19, deverão completar o esquema vacinal já preconizado com as vacinas monovalentes.
VACINAÇÃO INFANTIL: Bebês a partir de seis meses até menores de 5 anos também podem receber a primeira dose. A aplicação acontece nas ESFs Alvorada e Centro. Crianças de 3 a 4 anos, podem ser vacinados com a primeira dose na ESF Centro, e aquelas, nesta faixa etária, que iniciaram o esquema com a Coronavac (4 meses após a segunda dose), recebem a terceira dose na ESFs Alvorada e Centro.
É necessário comparecer com um documento de identidade ou cartão SUS e a carteira de vacinação.
Rádio Cidade/Jornal Tribuna