A Rústica em comemoração ao Dia do Trabalhador movimentou na manhã desta segunda-feira, 1º de maio, as principais ruas da cidade, trazendo para Cruz Alta, atletas de toda a região, para prestigiar ou participar da tradicional prova. Considerada uma das mais tradicionais corridas de rua do interior do Estado, a Rústica do Trabalhador Antônio Rubatini Murussi chegou em 2023 a sua 40ª edição.
Promovida pela Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria da Cidadania e pela Coordenadoria Municipal de Esportes, a Rústica do Trabalhador contou ainda com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito, do Exército Brasileiro, do Supermercado Linassi e da Auto Panambi.
De acordo com o secretário municipal da Cidadania, João Marangon, a Rústica do Trabalhador Antônio Rubatini Murussi é uma das mais tradicionais corridas do interior do Estado. “Para marcar as comemorações ao Dia do Trabalhador mais uma vez realizamos esta importante rústica que chega em 2023 à sua 40ª edição. Além de revelar talentos, a corrida coloca nossa cidade em evidência no circuito das provas de ruas que acontecem no Estado, se tornando um evento esportivo extremamente significativo, diante de atividades como o esporte e o lazer. Ver as famílias reunidas neste feriado participando e prestigiando este importante evento não tem preço. Com o retorno gradativo das competições esportivas nas mais diversificadas modalidades, vamos incentivando e fortalecendo esse importante instrumento de saúde, entretenimento e lazer”, concluiu o secretário.
Em 2023, os atletas da categoria adulta percorreram o percurso de 7,5Km. O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta Lutimar Abreu Paes, que concluiu o percurso com o tempo de 25’11. Entre as mulheres, a primeira colocada foi Maria Rosana Nunes Ferreira, com o tempo de 31’21. Também foi realizada a 18ª Corrida de Rua Adaptada.
O atleta olímpico Lutimar Abreu Paes, que já disputou grandes provas de corrida e atletismo em nível nacional e internacional, celebrou a vitória em sua terra natal. “Estou feliz e emocionado em voltar a participar desta importante e tradicional competição. Subir ao lugar mais alto do pódio, conquistando o primeiro lugar na categoria geral masculino é sem dúvidas mais um importante passo na minha preparação física para voltar a competir em grande nível e buscar retornar aos jogos olímpicos para representar Cruz Alta no cenário internacional”, concluiu o atleta.