A Secretaria Estadual da Educação (SES) encerra às 13h desta terça-feira (2) as inscrições para o concurso público de professores da rede estadual. São 1,5 mil vagas nas áreas de Educação Básica, Profissional e Indígena, em 30 regiões do Rio Grande do Sul. De forma inédita, há reserva de cotas para indígenas, negros, transgêneros e indivíduos com deficiência.
O prazo definido originalmente (17 de abril) havia sido prorrogado. Interessados devem acessar o site do Instituto AOCP, responsável pela realização do certame – o endereço eletrônico é institutoaocp.org.br.
A prova objetiva (eliminatória) é realizada pelo Instituto AOCP, terá 60 questões sobre língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação do setor, conhecimento e habilitação profissional. Depois será a fase das provas de redação e de títulos, bem como testes específicos para docentes que pretendem atuar em comunidades Guarani e Kaingang.
O resultado do concurso será homologado pela Secretaria da Educação (Seduc) e publicado no Diário Oficial do Estado, bem como no site do Instituto. Confira as cidades com provas:
– Bagé.
– Bento Gonçalves.
– Cachoeira do Sul.
– Canoas.
– Carazinho.
– Caxias do Sul.
– Cruz Alta.
– Erechim.
– Estrela.
– Gravataí.
– Guaíba.
– Ijuí.
– Osório.
– Palmeira das Missões.
– Passo Fundo.
– Pelotas.
– Porto Alegre.
– Rio Grande.
– Santa Cruz do Sul.
– Santa Maria.
– Santa Rosa.
– Santana do Livramento.
– Santo Ângelo.
– São Borja.
– São Leopoldo.
– São Luiz Gonzaga.
– Soledade.
– Três Passos.
– Uruguaiana.
– Vacaria.
Saúde municipal
Já na área da Saúde, a prefeitura de Porto Alegre mantém abertas até 16 de maio as inscrições para concurso municipal. As informações estão disponíveis no site da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) – fundatec.org.br.
Dentre os cargos oferecidos estão os de especialista em medicina do trabalho, enfermeiro, e técnico nos segmentos de laboratório, análises clínicas, radiologia e segurança do trabalho.
“É um compromisso da gestão fortalecer a saúde pública, especialmente quanto ao atendimento à população. Levamos em consideração a necessidade de profissionais para o suprimento da demanda”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa, ao comentar o certame.
Programa de residência
No mesmo endereço eletrônico da Fundatec, os profissionais do setor podem se candidatar a dois processos simplificados para bolsas do Programa de Residência Jurídica (PRJ) e Programa de Residência Técnico-Superior (PRTS). As respectivas datas-limite são os dias 15 e 19 de maio, com provas a serem realizadas em junho.
A iniciativa tem por finalidade contribuir para o aprimoramento profissional de quem ingressa no mercado de trabalho. Podem participar diplomados em diversos cursos, desde que a formatura tenha sido realizada até cinco anos atrás.
O primeiro edital é exclusivo para formados no curso de Direito. São nove vagas para Porto Alegre e uma vaga para Brasília. Já o segundo abrange profissionais de diversas áreas.
Por Redação O Sul
(Marcello Campos)
Rádio Cidade/Jornal Tribuna