No dia 10 de abril iniciou a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todo o país e a Secretaria de Saúde de Jacuizinho está informando a população que, na Unidade Básica, a vacinação já está acontecendo, de segunda-feira a sexta-feira, em horário normal de atendimento.
Ao contrário dos outros anos, quando a Campanha iniciava pelos idosos, esse ano todos os grupos já podem receber a vacina simultaneamente, sendo eles:
►crianças de 6 meses, a menores de 6 anos,
► gestantes,
► puérperas,
►trabalhadores da saúde,
► professores,
► pessoas com doenças crônicas,
►pessoas com deficiência,
► caminhoneiros,
►tabalhadores de transporte coletivo,
►idosos com 60 anos ou mais.
O Ministério da Saúde realizará a Campanha Nacional até 31 de maio e orienta que a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
A Secretaria de Saúde, Daniela Moraes relata a importância da vacinação e incentiva a comunidade a realiza-la: “A vacinação contra a influenza permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. É importante nos cuidarmos e procurar a unidade, pois só temos benefícios”.
A campanha nacional, prevê a distribuição de 80 milhões de doses da vacina influenza trivalente (fragmentada, inativada) para garantir a vacinação de toda a população-alvo. Para tanto, o valor unitário por dose foi de R$ 16,21, totalizando, um investimento de aproximadamente R$ 1,2 bilhão para a aquisição do imunobiológico.