Offline
Instalada Comissão Especial sobre o papel das Universidades Comunitárias no RS
12/04/2023 09:36 em EDUCAÇÃO

Presidida pelo Deputado Estadual Rafael Braga Librelotto (MDB), a Comissão foi instalada na tarde desta terça-feira, 11 de abril, no Salão Júlio de Castilhos.

Participaram do ato, o Vice-Governador do RS, Gabriel Souza, o Presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, o Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias do RS (COMUNG) e Reitor da UNISC, Rafael Frederico Henn, além de reitores e representantes das 14 Universidades Comunitárias que fazem parte do COMUNG.

O proponente, Deputado Rafael Braga Librelotto, enfatizou a importância da criação da comissão que irá tratar do papel das universidades comunitárias e o acesso ao ensino superior.

“Muito importante a data de hoje, eu que sou egresso de universidade comunitária, porque milhares de gaúchos são atendidos e passaram por essas universidades. As histórias dos nossos municípios, das nossas regiões, o desenvolvimento econômico dessas comunidades tem relação com as universidades comunitárias. Queremos com essa comissão, criar políticas efetivas para que a gente possa ajudar as pessoas que sonham em cursar uma faculdade e contribuir com a sociedade”.

O Presidente do COMUNG, Rafael Frederico Henn, agradeceu a oportunidade e disse que as universidades comunitárias têm muito a contribuir com o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. “Nós acreditamos que temos uma capacidade instalada de educação de qualidade, de ciência, de extensão e de inovação que pode ajudar de verdade no desenvolvimento do nosso Estado”.

O Vice-Governador Gabriel Souza parabenizou a Assembleia Legislativa por debater os grandes temas do Estado, entre eles o ensino superior comunitário gaúcho. “Parabéns por trazerem essa pauta no âmbito de uma comissão especial, que é um espaço tão relevante, no regimento interno da Assembleia Legislativa do RS”.

O Presidente da Assembleia, Deputado Vilmar Zanchin, encerrou a instalação da comissão, reconhecendo o papel das universidades comunitárias. “Prova da importância é a criação de um órgão especial temporário para discutir o cotidiano das nossas instituições. Tenho certeza que no final dos 4 meses de trabalho o relatório será apresentado com sugestões para que as universidades comunitárias do RS possam se fortalecer cada vez mais, cumprindo o seu papel no desenvolvimento econômico e social das suas regiões”.

Texto: Anelise Nicolodi - Fotos: Celso Bender/Assembleia

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!