Offline
GOVERNO ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 150 MILHÕES EM RONDAS ESCOLARES PARA GARANTIR SEGURANÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
POLITICA
Publicado em 06/04/2023

O Governo Federal anunciou a liberação de R$ 150 milhões para ampliar as patrulhas escolares em todo o país, com o objetivo de garantir segurança nas instituições de ensino. A medida foi anunciada pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, após a recente tragédia ocorrida em Blumenau (SC), onde um homem invadiu uma creche e matou quatro crianças.

As rondas escolares consistem em um policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar ou Guardas Civis nas portas e arredores de unidades escolares e creches, como forma de reforçar a segurança pública nesses locais que concentram grande circulação de crianças e adolescentes. Os editais devem ser publicados na próxima semana para os estados e municípios que detêm a competência constitucional para realizar esse tipo de patrulhamento.

Outra medida anunciada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública é a intensificação do monitoramento de ameaças e planejamento na internet de ataques a escolas. Para isso, 50 policiais federais passarão a monitorar exclusivamente esse tipo de crime, a partir de uma central da Divisão de Operações Integradas (Diopi), vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do ministério, em apoio direto às polícias estaduais.

Além disso, um grupo de trabalho interministerial será criado por decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sob coordenação do Ministério da Educação. O grupo envolverá os ministérios da Justiça e Segurança Pública, Saúde, Esporte, Cultura, Comunicações, Direitos Humanos e Secretaria-Geral da Presidência. O objetivo é ouvir os secretários de educação, prefeitos, especialistas e construir políticas de prevenção à violência nas escolas, que possam garantir não só prevenção, mas ações imediatas e concretas.

Com duração inicial de 90 dias, o grupo deverá propor medidas diversas, incluindo eventual edição de decretos e projetos de lei de enfrentamento a esses crimes. Um dos focos poderá ser mecanismos de regulação da internet, onde proliferam grupos de ódio que estimulam esse tipo de atentado. O governo federal coloca à disposição do governo de Santa Catarina a estrutura do governo federal para ajudar no caso da recente tragédia em Blumenau.

Com informações: Tua Rádio Cristal

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online