As vantagens do sistema solar fotovoltaico difundido como alternativa para redução na conta de luz, bem como as novidades deste segmento e as alterações na legislação que regra o sistema, são os focos da parcela temática da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal 2023, em Não-Me-Toque.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável. Os painéis fotovoltaicos são um conjunto de placas solares que captam a luz do sol, convertendo-a, por meio de suas células fotovoltaicas, na energia elétrica necessária parta abastecer a propriedade, agroindústria, cercas, para irrigação, dentre outras, e com instalações em diversos locais.
No espaço temático da Emater/RS-Ascar, o visitante recebe orientações voltadas às alterações na legislação, que criam condições especiais para quem aderir à energia fotovoltaica a partir de 2023. “Estamos explicando sobre o marco legal instituído pela Lei 14.300, que regula a microgeração e minigeração distribuída, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE) e o Programa de Energia Renovável Social (PERS). Aproveitamos para tirar as dúvidas dos visitantes a respeito destas mudanças previstas”, explica o coordenador da parcela, o extensionista rural Maurício Dal´Acqua.
Também está sendo apresentado no espaço algumas formas de utilização energia fotovoltaica, desconectada da rede elétrica, por exemplo, “utilizando uma bomba de água para suplementação aos animais, sendo que esta bomba é movida, exclusivamente, por energia solar”, explica Dal’ Acqua. Na parcela, os visitantes podem buscar soluções eficientes para levar à propriedade rural.
A Expodireto Cotrijal, que iniciou nesta segunda-feira (06/03)., segue aberta até domingo, com horário de visitação das 8h às 18h.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2023
Postagem: Francisco Darold - Rádio Cidade FM 98,3 - Jornal Tribuna
|