A Polícia Civil de Tupanciretã cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão e também a ordem de internação de um adolescente. A operação denominada de “Monopolium” visa combater o tráfico de drogas e responsabilizar os envolvidos em um assassinato motivado pela disputa pela venda de drogas na cidade, deflagrada na manhã desta terça-feira (14). Outros dois suspeitos foram presos em flagrante, um deles por tráfico de drogas e outro por posse de arma. Quatro armas, munições e porções de drogas foram apreendidas.
A operação foi motivada após o assassinato de Vladimir Guilherme Prestes Martins, 25 anos, em 22 de dezembro de 2022. O crime aconteceu na Avenida Bortolo Fogliatto em frente à rádio Tupã, no centro da cidade, por volta das 23h30min. Ele chegou a ser socorrido, encaminhado ao Hospital Brasilina Terra, mas não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Conforme a polícia, a execução teria sido feita por membros de uma facção criminosa que quer monopolizar o tráfico de drogas no município.
Foram cumpridas uma prisão preventiva, um mandado de busca e apreensão de adolescente infrator, sete mandados de busca e apreensão em Tupanciretã , três mandados de busca e apreensão nos presídios de Cruz Alta, Charqueadas e Santa Maria. Durante o cumprimento dos mandados foram apreendidos três revólveres, calibres 32 e 38 e um rifle calibre 357, além de munições, porções de drogas, dinheiro, 13 celulares, um tablet e duas motocicletas.
Prisões
O indivíduo preso preventivamente tem 22 anos. Ele também foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo. Ele possui antecedentes por coação no curso do processo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e outros crimes de menor potencial ofensivo. Ele foi levado à Delegacia de Polícia onde foi feito o registro da ocorrência e depois foi encaminhado ao Presídio Estadual de Júlio de Castilhos.
O adolescente tem 15 anos, ele foi apreendido e encaminhado para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) de Santa Maria. Com ele, os policiais apreenderam um revólver sem registro.
Dois suspeitos de 28 e 38 anos foram presos em flagrante durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão. O preso de 28 anos tem antecedentes por tentativa de homicídio, tráfico de drogas e outros delitos de menor potencial ofensivo. Ele foi preso no Bairro Marcial Terra com porções de droga.
Já o segundo preso no Bairro Pedreira por posse de arma. Ele possui antecedentes por apropriação indébita e infrações de menor potencial ofensivo. Depois do registro da ocorrência na DP, os dois foram encaminhados ao Presídio Estadual de Julio de Castilhos.
A ação foi coordenada pela delegada Jaqueline Pellegrini, titular da Delegacia de Polícia de Tupanciretã e contou com apoio de 44 policiais civis de Julio de Castilhos, Ivorá, Silveira Martins, Santa Maria, Cruz Alta, Charqueadas e de agentes da Superintendência de Serviços Penitenciários.
Fonte: RD Foco