Offline
Nova vacina para combater a dengue está sendo produzida por médico Passo-fundense
SAÚDE
Publicado em 18/01/2023

No ano de 2022, mais de 66.000 casos de dengue foram confirmados no estado do Rio Grande do Sul. Para o combate à doença, além da prevenção em relação ao mosquito vetor, uma nova vacina está em desenvolvimento e tem como médico responsável o Dr. Júlio Stobbe.

Em entrevista na Uirapuru, o médico declarou que hoje não há muitas possibilidades de tratamento da dengue ou um antiviral específico que combata a doença e suas variantes, como zika e chikungunya. De acordo com Stobbe, é preciso tratar as consequências da doença, então nada melhor que uma vacina no mercado que evite o desenvolvimento das formas graves da dengue, isso porque ano passado o Estado registrou diversos óbitos causadas por ela. O médico declarou que uma vacina já existe no mercado, mas apenas para pessoas que já tiveram dengue.

A vacina trabalhada por Stobbe, em parceria com o Instituto Méderi de Pesquisa e Saúde de Passo Fundo, trabalhará com pessoas que ainda não tiveram contato com o vírus da doença. Isso, de acordo com o médico, abre um leque maior para combater a dengue.

Além disso, a vacina é tetravalente e combate todos os tipos de vírus da dengue que estão circulando no Brasil. Até o momento, Stobbe afirma que os estudos estão comprovando a segurança da vacina que, caso continue registrando bons resultados, em breve estará ao alcance da população.

Fonte: Uirapuru

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online