O município de Boa Vista do Cadeado, agora tem lei ativa para castração de cães e gatos em situação de abandono nas ruas da cidade. A LEI Nº 1.166, DE 31 DE AGOSTO DE 2022 também irá beneficiar as pessoas que tenham residência fixa no município incluídas no Cadastro Único, que possuam pets de estimação e não dispõem de condições financeiras para fazer a castração.
No dia 03 de janeiro, duas fêmeas foram encaminhadas para o processo cirúrgico. A Veterinária Carine orienta que na pré - castração é necessário um jejum de 8 a 12 horas, ou seja os pets não podem se alimentar ou beber água a partir da noite que antecede o dia em que irá ocorrer a cirurgia, além de passarem por uma avaliação médica.
O Secretário Municipal de Agricultura Vinicius Copetti acompanhado da veterinária do município Luciane receberam da veterinária Carine as duas fêmeas que passaram pelo período de pré - castração e encaminharam os animais para a cidade vizinha onde será realizado o processo de castração.
Luciane pontua que castrar seus animais de estimação é mais que um ato de amor, é um ato de responsabilidade, pois além de prevenir possíveis doenças, a medida reduz a quantidade de ninhadas indesejadas.
Vinicius explica que a castração, auxilia na redução das fugas, ataques e agressividade dos animais, bem como atropelamentos e possíveis maus tratos. O Secretário ressalta que as inscrições para o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, estão abertas na Secretaria Municipal de Agricultura.
Carine ressalta que a cachorra na pelagem preta atende pelo nome de Flor, é muito dócil e está para adoção.