A BCG é considerada uma das principais vacinas que ajudam a proteger as crianças de doenças como, meningite tuberculose e a tuberculose miliar. Neste sentido, é que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação, informando que a dose é aplicada na sala de vacinação do Centro de Saúde da Mulher e da Criança, nas quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Segundo a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Joice Miron Grenzel, a vacina é indicada para ser aplicada logo após o nascimento da criança. Para receber a dose, é necessário levar um documento e a carteira de vacinação da criança.
Intradérmica
A vacinação com a BCG é recomendada logo após o nascimento para crianças que tenham peso igual ou superior a 2 quilos. De dose única, a BCG deve ser aplicada até o primeiro mês de vida do bebê, porque a incidência das formas mais graves da tuberculose costuma ocorrer nesta faixa etária.
Joice salienta que a BCG é uma vacina intradérmica e, por isso, dependendo do laboratório fabricante, pode deixar uma marca no braço do recém-nascido.
“Vale lembrar que as vacinas são essenciais para proteger as crianças de doenças recorrentes no Brasil e daquelas que já foram eliminadas do território. Portanto, é importante ficar atento ao calendário nacional de vacinação”, finaliza.
Prefeitura Municipal de Cruz Alta/RS