O carro mais vendido naquele ano foi o Volkswagen Fusca. O modelo compacto já era montado no Brasil desde 1958, com 52% de nacionalização, mas foi apenas em 1962 que os primeiros chassis nacionais foram produzidos. O Fusca foi ganhando reconhecimento e o carinho dos brasileiros nas duas décadas seguintes.
O compacto da Volkswagen voltou a ser o carro mais vendido do Brasil em 1970, ano em que o melhor time da história da seleção brasileira venceu a Itália por 4 a 1 e garantiu o tricampeonato da Copa do Mundo disputada no México.
Neste ano, o Fusca já era um carro consagrado. A Volkswagen lançou a versão 1.500, com motor mais potente, capaz de desenvolver 52 cv. Ele recebeu o apelido carinhoso de “Fuscão”. Os anos seguintes foram bons para o Fusca, porém horríveis para a seleção brasileira, que ficou 24 anos sem levantar a taça da Copa do Mundo.
1994 – Volkswagen Gol
A final contra a Itália terminou 0 a 0. Nos pênaltis, Baggio isolou a bola e cravou um dos títulos mais emocionantes da história de todas as Copas. Não tem como não ficar arrepiado com a narração do brilhante Galvão Bueno, pulando ao lado do Rei Pelé, que usava uma gravata com as cores dos Estados Unidos. “É tetraaaa! É tetraa”.
Aquele ano também ficou marcado como o primeiro da geração “bolinha” do Volkswagen Gol. Com a abertura das importações em 1990, as marcas tradicionais tiveram que se mover para competir com as novas fabricantes, que lançaram carros mais modernos e sofisticados.
Ao contrário do que muitos pensam, o Gol “quadrado” não saiu de linha naquele ano. Ele foi produzido até 1996, com motor 1.0, para surfar nos incentivos do governo para carros com motores menores.
2002 – Volkswagen Gol
Poucos acreditavam na seleção brasileira de 2002. O time quase ficou de fora da Copa do Mundo, mas venceu a Venezuela por 3 a 0 na última partida das Eliminatórias. No fatídico dia 30 de junho de 2002, Ronaldo não tomou conhecimento do grande goleiro Oliver Kahn e marcou duas vezes. O resto é história.
O Gol continuava sendo o carro mais vendido do Brasil, na geração que ficou conhecida como “G3’. Este foi o primeiro Gol com uma plataforma totalmente nova produzido desde 1980, já que a geração “bolinha” ainda usava a mesma base do modelo anterior.
O hatch ficou marcado pela sofisticação e até hoje é lembrado como um dos Gols mais bonitos de todos os tempos. Nos anos seguintes, a Volkswagen lançou modelos mais requintados, como Fox e Polo, e o Gol acabou perdendo a importância. O hatch ainda era líder do mercado, mas ficou mais simples para cumprir o papel de carro de entrada.
O Gol G4, produzido entre 2005 e 2014, ficou marcado como um dos piores da história. A Volkswagen precisou empobrecer o seu hatch mais vendido, tanto na mecânica quanto no acabamento interno e no pacote de equipamentos. A geração G5 chegou em 2008, com a mesma plataforma do Polo, e foi produzida até 2022.
Fonte: Globo.com / Autoesporte