Após receber noventa doses da vacina Pfizer BABY, Cruz Alta iniciará a partir das 13h30min desta quinta-feira, 17, no Centro de Saúde da Mulher e da Criança e ESF Centro, a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos de idade, com comorbidades e crianças de 6 meses a 1 ano, sem comorbidades. A aplicação, segundo Vanessa Dotto, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, nos demais dias, ocorrerá nos respectivos locais, das 8h30 às 11h30, e das 13h30 às 16h30.
Para receber a dose, é necessário levar um documento e a carteira de vacinação da criança. “No caso das crianças com comorbidades, também é fundamental apresentar uma cópia do comprovante da doença”, diz Vanessa.
No total, são três doses, ou seja, duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose pelo menos oito semanas após a segunda.
Ao longo da pandemia, na medida em que a população de crianças retornou as suas atividades normais, foi observado um aumento do número de casos nesse público, com aumento no número de internações associadas à covid-19.
COMORBIDADES
A lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a covid-19 de crianças de 6 meses a menores de 3 anos, conforme recomendação do Governo do Estado, são as seguintes:
- Diabetes mellitus
- Pneumopatias crônicas graves
- Hipertensão Arterial Resistente
- Hipertensão arterial estágio 3
- Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo
- Insuficiência cardíaca (IC)
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
- Cardiopatia hipertensiva
- Síndromes coronarianas
- Valvopatias
- Miocardiopatias e Pericardiopatias
- Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
- Arritmias cardíacas
- Cardiopatias congênita
- Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
- Doenças neurológicas crônicas
- Doença renal crônica
- Imunocomprometidos
- Hemoglobinopatias graves
- Obesidade mórbida
- Síndrome de Down
- Cirrose hepática
Prefeitura Municipal Cruz Alta