A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Cidadania e Coordenadoria de Cultura, Turismo, Artes e Eventos, em parceria com o Sesc, realizarão no dia 3 de dezembro, a 2º Rústica em homenagem ao renomado atleta Cruzaltense, Lutimar Paes. O evento conta ainda com o apoio do vereador Zeca Amaral, do qual apresentou o Projeto de Indicação nº 76/2021 para propor a Rústica em homenagem ao atleta olímpico Lutimar. A EASA será parceira na organização e auxiliará no balizamento da rústica.
Para o Secretário de Cidadania, João Marangon, este evento serve para aproximar ainda mais o esporte da comunidade. “A Administração Municipal tem uma preocupação muito grande em incentivar o esporte e por isso está investindo e apoiando atletas que, servem de estímulo para as pessoas”.
O vereador Zeca Amaral, idealizador do projeto, pontuou que pessoas como Lutimar são grandes inspirações para o esporte. “Quando idealizamos esse projeto pensamos em homenagear o Lutimar, pois foi um jovem que saiu da periferia, e, hoje, por conta de seu talento é um grande exemplo de superação”.
Sobre as inscrições, Maragon salienta que nos próximos dias serão divulgadas as informações sobre o período em que elas poderão ser efetuadas, bem como a forma como serão feitas. O Secretário lembra que a Rústica, é uma das atividades que integra a programação de “Um Encanto de Natal”.
SOBRE LUTIMAR
Especialista nas provas de 800 e 1500 metros, Lutimar já disputou e venceu provas Estaduais, Campeonatos Brasileiros, Troféu Brasil, Jogos Sul-Americanos, Campeonato Ibero-Americano, Jogos Mundiais Militares, Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, além de ter representando o Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro e Paralimpíadas de Tóquio, esta, como corredor guia.
Paes iniciou em um projeto social na Escola Professora Maria Bandarra Westphalen. Atleta profissional há mais de dez anos, já competiu em mais de 50 países por diferentes competições e escreveu seu nome na história do esporte brasileiro. Recentemente, o corredor foi reconhecido como um dos 10 melhores atletas sul- americanos de todos os tempos em razão da marca de 1:45.32 obtida nos 800 metros.