Bitello comandou a tranquila vitória do Grêmio sobre o rebaixado Náutico
17 anos após a famosa Batalha dos Aflitos, o Grêmio voltou ao estádio e quis o destino que fosse garantir mais uma vez acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe gremista derrotou o lanterna Náutico por 3 a 0, na tarde deste domingo, e confirmou o retorno à Série A com duas rodadas de antecedência. Bitello (duas vezes) e Lucas Leiva fizeram os gols da partida.
O Tricolor Gaúcho conseguiu abrir o placar aos 25 minutos. Leonardo arriscou forte chute cruzado, Bruno Lopes espalmou e no rebote Bitello mandou para o gol.
Aos 41, Diego Souza ajeitou para Lucas Leiva, que finalizou mal, desperdiçando chance para fazer 2 a 0 para os gremistas.
O Tricolor Gaúcho foi melhor nos 45 minutos iniciais, mas teve exibição longe de encher os olhos.
Segundo tempo
As coisas ficaram mais fáceis para o Grêmio aos 4 minutos do segundo tempo. Após revisão no VAR, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes expulsou diretamente Geovânio por entrada desleal em Geromel. Inicialmente, ele tinha amarelado.
Com um a mais, o Imortal passou a criar mais chances e ampliou aos 18. Lucas Leiva, que em 2005 estava na Batalha dos Aflitos, recebeu de Bitello e fez 2 a 0. Inicialmente, o assistente apontou impedimento do volante, porém, após revisão do VAR, o árbitro validou o gol.
Três minutos depois, Guilherme fintou o marcador, bateu cruzado, o goleiro espalmou e no rebote, Bitello marcou o terceiro gol gremista.
Situações de Grêmio e Náutico
O Grêmio reassumiu a vice-liderança da Série B, com 61 pontos ganhos, e não pode ser mais ultrapassado pelo Ituano, quinto colocado, que tem 54 pontos. Já o rebaixado Náutico seguiu na lanterna, com 30.
Próximos jogos das equipes
O Náutico enfrenta a Chapecoense, no próximo sábado, na Arena Condá. Um dia antes, o Grêmio visita a Tombense, no interior mineiro.
FICHA TÉCNICA: Náutico 0 x 3 Grêmio
Data: 23 de outubro de 2022 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Cristhian Passos Sorence (GO) e Hugo Sávio Xavier Corrêa (GO)
Gols: Bitello (2) e Lucas Leiva (Grêmio)
Cartões amarelos: Dado Cavalcanti e Julio Vitor (Náutico) e Lucas Leiva (Grêmio); Cartão vermelho: Geovânio (Náutico)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
NÁUTICO: Bruno Lopes, Anilson, Arthur, João Paulo e João Lucas; Djavan (Mateus Tucuruí), Ralph (Richard Franco), Victor Ferraz (Julio); Everton Brito (Pedro Vitor), Geovânio e Júlio (Souza). Técnico: Dado Cavalcanti
GRÊMIO: Brenno, Leonardo Gomes, Geromel (Bruno Alves), Kannemann (Thiago Santos) e Diogo Barbosa; Villasanti, Bitello (Lucas Silva) e Lucas Leiva (Elkeson); Thaciano (Campaz), Guilherme e Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
Por Rafael Alaby - Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA