A informação foi enviada neste final de semana para a nossa reportagem de que os pais de uma criança, de 3 anos, procuraram atendimento médico junto a UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Após a criança ser avaliada, foi encaminhada ao Hospital de Panambi para receber o atendimento pediátrico. Devido o caso ser de média gravidade, a equipe médica do SUS local já suspeitando fez a coleta do material priorizou que o paciente fosse encaminhado para o atendimento de alta complexidade. Assim, sendo encaminhado para a UTI pediátrica de Passo Fundo. A confirmação apresentou sendo a meningite bacteriana.
O paciente respondendo bem à medicação apresentou uma ótima evolução no quadro e recebendo alta da UTI
Os médicos passofundenses que acompanharam a evolução de melhora do paciente, liberaram-o para dar sequência no tratamento médico em Panambi, junto com seus familiares e acompanhado pelos médicos pediatras locais.
Segundo informações, a criança está respondendo muito bem ao tratamento médico. Mais detalhes não foram repassados devido o (ECA) Estatuto da Criança e Adolescente.
Panambi tem somente um caso confirmado de meningite bacteriana, mas em algumas regiões do Brasil já registra surto.
Entretanto, os médicos salientam que ao perceberem quaisquer sintomas que seja procurado ajuda médica e orientam buscar a prevenção com a aplicação da vacina.
A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, além de agentes não infecciosos, como traumatismo causado por fortes pancadas na cabeça, por exemplo. Os sintomas de meningite podem aparecer entre 2 e 10 dias após o contato com o agente infeccioso, no entanto é mais comum de acontecer entre 3 e 4 dias após a infecção, sendo os principais:
10 sintomas de meningite:
-Febre alta e repentina;
-Dor de cabeça forte que não passa;
-Náuseas e vômitos;
-Dor e dificuldade para mover o pescoço;
-Tontura e dificuldade de concentração;
-Confusão mental;
-Dificuldade para encostar o queixo no peito;
-Sensibilidade à luz e aos ruídos;
-Sonolência e cansaço;
-Falta de apetite e de sede.
Na presença de sinais e sintomas possivelmente indicativos de meningite, é importante que o clínico geral, infectologista ou neurologista seja consultado para que seja feita a avaliação dos sintomas e indicada a realização de exames que ajudem a confirmar a infecção e a causa da meningite, sendo então possível iniciar o tratamento mais adequado.
Fonte: Panambi News