Offline
Colheita do trigo no RS é aberta oficialmente em Cruz Alta
AGRO
Publicado em 10/10/2022

Com otimismo em relação a produtividade, Cruz Alta sediou na tarde de sábado, 08, a Abertura Oficial da Colheita do Trigo no RS. O evento foi realizado na Fazenda São Luiz (BR-158, Km 177), de Antenor Macagnan e filhos. A Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, lembrou que eventos como este enaltecem a riqueza natural do município. “O poder público precisa ser o facilitador de políticas públicas para o produtor rural, e por isto estamos caminhando ao lado dele e também dos empresários. Agradeço a todos os colaboradores, apoiadores e patrocinadores. É aqui que muita tecnologia tem sido feita e levada por todos os lados. Respeitamos do pequeno ao grande profissional ligado a esta área".

O Presidente da XVI Fenatrigo, Moacir Magalhães Medeiros destacou a importância do apoio da Administração Municipal, bem como dos patrocinadores, para a realização da Feira, reforçando também a colaboração de toda a equipe de organizadores. “Uma grande feira com uma vasta programação que contemplou desde quarta-feira, inúmeros eventos técnicos e atividades de entretenimento. Convidamos as pessoas para que prestigiem a programação deste final de semana. Desejo uma boa Fenatrigo para todos nós”.

Pedro Westphalen, Deputado Federal, ressaltou que este momento, lembra a importância do produtor rural. “A valorização do homem do campo, como vem sendo feito pela Administração de Cruz Alta é fundamental. Cumprimento aos patrocinadores que se sensibilizaram com a importância da abertura da colheita e também da Fenatrigo. Senti muito orgulho ao chegar no Parque de Exposições e ver um pórtico modernizado. Esta feira mostras potencialidades do pequeno ao grande produtor”, disse Dr. Pedro.

Ainda estiveram presentes o Vice-prefeito, Luciano Florian Ardenghi; vereadores; Prefeita de Pejuçara, Flaviana Basso;  representantes de entidades parceiras; o Presidente da Associação Fenatrigo, Airton Becker; soberanas e Proprietário da Fazenda São Luiz, Antenor Macagnan;

NÚMEROS

Em Cruz Alta, existem cerca de 28 mil hectares cultivados com o grão, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação a área plantada no ano anterior. As condições climáticas, até agora, têm sido favoráveis à cultura do trigo no município. A expectativa é que sejam colhidos três mil quilos por hectare.

No estado, a área plantada do cereal chega a 1.413.763 hectares, a maior desde 1980. O incremento de área é de 15,04% em relação à safra passada. O RS é o segundo maior produtor nacional com uma produção média de 1,8 milhões de toneladas/ano. O Paraná é o primeiro produtor com média de 2,8 milhões de toneladas/ano. A produção de trigo no Estado, cultura de inverno altamente suscetível às oscilações de tempo e clima, se caracteriza pela consorciação com a produção de soja e de milho, cultivadas no verão.

PREÇO DO TRIGO

Outro fator responsável por gerar bastante otimismo entre os produtores é o preço atual pago pela saca de trigo. De uma média de R$ 45,00 a saca, a cotação saltou, nos últimos meses, para R$ 90,00.            

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online