O Deputado Federal, Pedro Westphalen, recebeu a medalha de reconhecimento e evocação Pinheiro Machado, na tarde desta sexta-feira (07). A solenidade aconteceu na Praça das Bandeiras no Parque Integrado de Exposições e contou com a presença de familiares do Dr. Pedro, vereadores, secretários e demais autoridades.
A medalha Pinheiro Machado, considerada a maior honraria do município de Cruz Alta, foi criada em 2006. Ela é destinada a personalidades que prestaram relevante serviço de qualquer natureza em prol da pessoa humana, município ou da Pátria.
Muito emocionado, Pedro Westphalen, salientou que após cinco mandatos de grande entrega, é extremamente gratificante receber esta honraria. “No momento em que recebemos uma homenagem como esta, vemos o quanto vale a pena a vida pública e ver os resultados transformando a vida das pessoas para melhor. Nenhuma homenagem como esta, me tocou tanto, pois ela aconteceu na minha cidade. Reitero que minha caminhada não parou” disse Dr. Pedro.
Na oportunidade, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, ressaltou que Dr. Pedro foi o Deputado que mais trouxe recursos para o município, tanto na área da saúde, quanto de infraestrutura. “Se a nossa cidade está se recuperando é porque realmente podemos contar com o Dr. Pedro lá em Brasília. É um prazer estar ao lado deste Deputado extremamente qualificado e ver o quanto os cruzaltenses perceberam a importância da representação política, lhe conduzindo novamente a este mandato”.
O Presidente da Associação Fenatrigo, Airton Becker, lembrou que os mandatos do Deputado Federal, são comprovações de que ele faz aquilo que realmente gosta e com muita competência. Airton também fez a entrega de uma homenagem em nome da Fenatrigo.
SOBRE O HOMENAGEADO
Dr. Pedro, nasceu em 19 de dezembro de 1950. É Médico e político filiado ao Partido Progressista. Foi um dos fundadores do sistema sindical de hospitais do Rio Grande do Sul na década de 90, e da Confederação Nacional de Saúde (CNS). Atualmente, é vice-presidente licenciado da federação dos hospitais do Rio Grande do Sul (Fehosul) e Diretor licenciado da CNS.
Pedro Westphalen iniciou sua carreira política como deputado estadual em 2002, eleito com 36.044 votos. Já em seu primeiro mandato, foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, ajudando na reconstrução do IPE saúde e criando a frente parlamentar da saúde.
Foi reeleito para o segundo mandato com 44.079 votos. No dia 01 de janeiro de 2007, assumiu a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, iniciando a construção da lei da inovação, fundamental para o desenvolvimento tecnológico do estado. Como líder do governo de Yeda Crusius, ajudou na construção do déficit zero, na retomada do pagamento dos precatórios, na melhoria da malha rodoviária estadual e no repasse em dia dos valores oriundos de programas aos municípios gaúchos.
Em 2010, foi eleito pela terceira vez como deputado estadual, com 72.910 votos. Durante o ano de 2013, Westphalen exerceu a função de presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Com foco na transparência total do legislativo, em sua gestão, Westphalen tornou acessíveis todos os dados funcionais e financeiros de deputados e servidores no portal da transparência. Além desta medida, destaca-se a extinção do 14º e 15º salários dos deputados estaduais. Nas eleições de 2014, Westphalen foi reeleito para seu 4º mandato no legislativo estadual do RS, com 65.134 votos.
Em 1º de janeiro de 2015, foi nomeado secretário dos transportes, pelo Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. No comando da pasta, Westphalen trabalhou pelo desenvolvimento da infraestrutura e logística no RS, com foco na potencialização da intermodalidade, desenvolvendo ações de diagnóstico, planejamento e implementação. Na eleição estadual de 2018, Pedro se elegeu deputado federal com 97.163 votos.
Em 2022 foi reeleito deputado federal progressista mais votado, com 114.258 votos.
Com informações da Prefeitura de Cruz Alta