Offline
CRUZ ALTA: I Fórum Gaúcho da Irrigação abre a XVI Fenatrigo
REGIÃO
Publicado em 07/10/2022

Produtores rurais, acadêmicos e profissionais ligados a agricultura, participaram na quarta-feira, 05, do I Fórum Gaúcho da Irrigação. O evento aconteceu durante a XVI Fenatrigo, no Auditório da Agricultura- Parque Integrado de Exposições.

Na oportunidade, a Prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, salientou a importância de Cruz Alta promover uma discussão técnica sobre irrigação, considerando a grave crise hídrica que assolou a região no ano passado e também em 2022. A Prefeita Dra. Paula, ainda, aproveitou para parabenizar as instituições responsáveis pela organização do Fórum, enaltecendo a coragem das mesmas em promover este grandioso evento.

“É uma honra realizar a Fenatrigo dos 200 anos da nossa terra. Gostaria de fazer um agradecimento aos patrocinadores pelo apoio a esta discussão. Enquanto gestora pública, desejo que os nossos produtores tenham segurança para plantar, colher e transportar os seus grãos, o que pode ser garantido através de políticas públicas que facilitem a irrigação, acesso a créditos rurais e manutenção das estradas. Temos uma cidade que se tornará sim, a Capital da irrigação do RS”, disse a Prefeita.

Durante o encontro, foram pautados temas como: Agricultura irrigada com vista à produção de alimento sustentável; Genética, biotecnologia e irrigação; Manejo físico de áreas irrigadas; Avanços e entraves nos licenciamentos ambientais e Uso racional da irrigação em lavouras de alto potencial produtivo. Entre os palestrantes: Dr. Lineu Neiva Rodrigues – EMBRAPA; Eng. Agr. Itavor Nummer Filho – Líder Agronomia Brasil Centro Norte/Corteva; Dr. Tiago Horbe – CCGL; Eng. Agr. Marcelo Camardelli – SENAR/RS; Dr. Alencar Junior Zanon – UFSM; Dr. Reimar Carlesso – CEO Irriga Global

Ao final do evento, foi promovido um debate que contou com a presença de convidados- Ana Rubria Ceolin De Bortoli, Tiago Librelotto Rubert, Carlos Hentschke, Lineu Rodrigues, Reimar Carlesso e Eduardo Condorelli e da Empresária e Produtora Rural, Camila Telles.

Na atualidade, o tema da irrigação se faz ainda mais importante, considerando que o forte calor e a seca que afetaram o Brasil e castigam as lavouras em algumas áreas na última safra deixam um prejuízo de R$ 45,3 bilhões. No Rio Grande do Sul, estima-se que as perdas somente para os produtores gaúchos foram superiores a 19,7 bilhões.

O I Fórum da Irrigação foi realizado pela Fenatrigo, em parceria com o Sindicato Rural, Polo de Irrigação Noroeste Gaúcho, Unicruz, Prefeitura de Cruz Alta, -SEARCA-Sociedade Dos Engenheiros Agrônomos Da Região De Cruz Alta, Pioneer, Sementes Aurora, e Corteva Agriscience.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online